WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criatividade empreendedora infantil. Por que desenvolvê-la?

Desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio são ferramentas essenciais à preparação de nossas crianças e jovens para o futuro

Criatividade empreendedora infantil. Por que desenvolvê-la?   Artigos Cursos CPT

 

Desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio são ferramentas essenciais à preparação de nossas crianças e jovens para o futuro. "Arealidade nos mostra que a Educação Financeira foi e ainda é excluída da educação de crianças, jovens e adultos, nunca chegando a ser discutida em grande parte das famílias e escolas", afirma Francisco Tomazoli da Fonseca, professor do Curso CPT de Empreendedorismo e Inovação - Aula 2. Entretanto, muitos adultos nunca ouviram falar sobre o tema e acabam colhendo os amargos frutos de sua má-formação.


De modo geral, as pessoas foram bem-educadas para conviver social e profissionalmente e para possuírem uma boa formação cultural. Já a educação financeira foi e ainda é renegada a segundo plano (FILOCRE, 2005). “Lidar com o dinheiro deve ser uma prática exercitada e aprendida desde os primeiros anos de vida, de forma saudável, responsável e prazerosa”, relata Francisco Tomazoli.


A saída para o descontrole financeiro, que aflige um número crescente de pessoas, não é culpar a sociedade de consumo como a grande vilã. Hoje, as crianças vivenciam cada vez mais oportunidades de consumo, seja na companhia ou ausência dos pais, seja em casa ou no supermercado, shoppings ou televisão. A partir da Educação Financeira, a criança tem chance de aprender a planejar gastos e a consumir de modo responsável, livre da alienação consumista. Como a educação exige consistência e repetição, quanto mais cedo se começa, maiores as chances de sucesso na construção de uma mentalidade responsável em relação ao dinheiro.


A Educação Financeira proporciona maturidade para evitar situações de irresponsabilidade financeira e ainda faz mais: ensina a gastar com prazer, a investir, a doar, a poupar, a ser mais feliz. Rocha e Vergili (2004) vêm reforçar que a Educação Financeira deve ser prioritária desde os primeiros anos de vida, para que as crianças, jovens e cidadãos busquem a felicidade, a realização de seus desejos ilimitados com adequação ao dinheiro (mesada/semanada) disponível.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?