
Que o mercado de trabalho é bem concorrido, isso já sabemos. Que no Brasil há milhares de pessoas engajadas a arrumar um trabalho que satisfaça suas necessidades, isso também já sabemos. Que teremos de batalhar com afinco para mantermos nossas posições dentro das empresas e garantirmos nossos salários, isso é fato. A grande questão, porém, é: como o mercado de trabalho nos enxerga? Como o mercado de trabalho escolhe seus candidatos? Simples: “o mercado de trabalho enxerga os candidatos a uma vaga de emprego como um produto e ele buscará o melhor dos produtos para a sua aquisição, assim como nós o fazemos todas as vezes que compramos alguma coisa”, afirma Jonas Pires, professor responsável pela Aula 6 – O Desafio do Primeiro Emprego, da Série Professor Eventual, Volume III, produzida pelo Centro de Produções Técnicas.
Para chegar ao melhor produto, ao melhor candidato, porém, o mercado vai pesquisar antes de mais nada itens como: postura, apresentação, comportamento, persistência, determinação e foco. Assim como um bom produto, o candidato deve ser perfeito e ao se apresentar deve apresentar sua melhor embalagem.
O que o mercado de trabalho procura exatamente? O mercado de trabalho procura um candidato que tenha as melhores qualidades, que faça valer as horas trabalhadas e recebidas, que se dedique e dê o seu melhor, que vista a camisa da empresa enquanto funcionário, como se ela fosse sua, que cumpra suas tarefas com eficácia e eficiência e que, principalmente, seja responsável por seus atos e atitudes.
Conheça toda a Série CPT Professor Eventual, Volume III, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:
Aula 1- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Gordorexia e Vogorexia)
Aula 2- Jovem Cidadão
Aula 3- Motivação para Estudar
Aula 4- Postura Profissional do Estudante
Aula 5- Desenvolvimento de Carreira para Jovens
Aula 6- O desafio do Primeiro Emprego
Aula 7- Trabalho e Consumo
Aula 8- Ética para Jovens
Aula 9- Fotossíntese: A Equação da Vida
Aula 10- Posturas e Regras em Eventos Solenes
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.