
De acordo com Alessandra Aziz, professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais, "se você sofre constantemente com problemas de gripe, tosse, bronquite e sinusite, saiba que existe para isso um xarope caseiro muito eficaz. Feito com ervas comuns e fáceis de serem encontradas em qualquer mercado local, ele tem a função de limpar o muco acumulado no sistema respiratório. E o melhor: por ter açúcar em seu preparo, ele pode ser oferecido a crianças, principalmente àquelas que rejeitam os chás."
Ingredientes para o xarope natural
Açúcar mascavo ou rapadura ralada
Água mineral ou filtrada
Ervas com ação expectorante (folhas de alfavaca, hortelã e rizomas de açafrão, por exemplo)
Modo de preparo do xarope natural
- Primeiramente deve ser feita e decocção do açafrão
1 colher de sopa de açafrão (para o gengibre desidratado, use uma colher de sobremesa) em 1/5 de água. Em seguida, adicione 3 xícaras de chá de açúcar mascavo. Deve-se esperar que a preparação se torne uma calda.
- O próximo passo é adicionar as folhas, cuja medida é a mesma utilizada para o açúcar: 3 xícaras. E seguida, é preciso misturar as ervas e a preparação, e tampar a panela, deixando o xarope por 20 minutos em infusão. Após esse tempo, coa-se o xarope e o coloca em um vidro devidamente esterilizado.
É importante identificar o frasco com o tipo de xarope, data em que foi feito e data de vencimento, que corresponde a 15 dias fora da geladeira e até 30 dias dentro da geladeira. O sinal de deterioração do xarope é a formação de uma espuma branca sobre o mesmo, de modo que o produto precisa ser descartado.
Esse xarope natural é contraindicado para:
- Gestantes, principalmente até os três primeiros meses, pois algumas ervas utilizadas na composição do xarope podem agir no sistema reprodutor feminino, podendo ser prejudicial tanto para o bebê quanto para a mãe.
- Crianças menores de um ano; e
- Diabéticos devido ao açúcar presente no produto.
Em relação à dosagem, um adulto pode tomar uma colher de sopa (10 ml) três vezes ao dia, e crianças uma colher de sobremesa (5 ml) três vezes ao dia.
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) abaixo:
- Plantas amargas ajudam na digestão de alimentos. Sim ou não?
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.