Você conhece as diferentes formas de apropriação do saber?

A política de educação inclusiva do MEC enfatiza que aprender é um processo repleto de individualidades que precisam ser levadas em conta em qualquer planejamento de ensino

Você conhece as diferentes formas de apropriação do saber?   Artigos Cursos CPT

 

A política de educação inclusiva do MEC enfatiza que aprender é um processo repleto de individualidades que precisam ser levadas em conta em qualquer planejamento de ensino, mesmo fora do contexto da Inclusão. Segundo Weiss (2001), a aprendizagem é um processo de construção que se dá na interação permanente do sujeito com o meio que o cerca. Meio esse expresso inicialmente pela família, depois pelo acréscimo da escola, e ambos permeados pela sociedade.

“Quando essa interação não acontece de maneira devida, acontece a não aprendizagem, que é uma das causas do fracasso escolar. Considera-se como fracasso escolar uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. A mesma autora analisa a questão do fracasso escolar em relação às perspectivas da sociedade, da família e a do aluno”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.

Na perspectiva da sociedade, analisa-se o tipo de cultura, as condições e relações político-sociais e econômicas vigentes e a estrutura social e, sobretudo, as relações desses aspectos com a escola. Relaciona-se a produção escolar às oportunidades reais que a sociedade oferece aos representantes das diversas classes sociais. Para os membros de camadas de baixa renda faltam oportunidades de crescimento cultural, de rápida construção cognitiva e desenvolvimento da linguagem que lhes permita atingir o mundo letrado propriamente dito, onde os integrantes se beneficiam do conhecimento adquirido, a ponto de transformá-lo em oportunidade.

Na perspectiva da escola, faz-se a análise da instituição que, em seus diferentes níveis, é paradoxalmente a maior responsável pelo fracasso escolar de seus alunos. A escola não é isolada do sistema socioeconômico vigente e, portanto, torna-se um reflexo dele. Então, as possibilidades de apropriação de certos conteúdos pelo aluno dependerão, em grande parte, de como essas informações lhe chegaram, foram ensinadas, o que, por sua vez dependerá, nessa cadeia, das condições sociais que determinaram a qualidade do ensino.

Escolas desestruturadas, com profissionais desqualificados e desmotivados, sem suporte pedagógico e material não oferecem condições de direcionar nem uma parte ínfima dos seus alunos aos altos patamares do conhecimento.

Na perspectiva do aluno, ocorre que, em algumas situações de ensino e aprendizagem, os objetos de conhecimento escolar ultrapassam, naquele momento, a sua capacidade de compreensão. Acontece, também, de os conteúdos programáticos do ciclo/série em que o aluno está inserido se apresentarem de forma que se confundem uns com os outros, tornando o processo de elaboração mais demorado e complicado.

A partir da breve análise das diferentes perspectivas acerca do fracasso escolar, podemos concluir que a aquisição do conhecimento se dá com base na interação de vários fatores, porque não é possível dissociar o aluno na escola que é o sujeito que aprende, do mesmo aluno na família ou na sociedade. A bagagem cultural, social e familiar do aluno não pode ser desprezada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- A inclusão de alunos deficientes nas escolas trouxe benefícios?
- Especialista: A inclusão escolar é um tema muito complexo!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Educação Inclusiva e Educação Especial Curso Educação Inclusiva e Educação Especial

Com Prof.ª Emiliane Rezende, Prof.ª Rita de Cássia...

R$ 580,00 à vista ou em até 12x de R$ 48,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Técnicas de Ator para Professores Curso Técnicas de Ator para Professores

Com Prof.ª Jeane Doucas

R$ 580,00 à vista ou em até 12x de R$ 48,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 520,00 à vista ou em até 12x de R$ 43,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade