WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veterinário, aprenda agora a técnica do microhematócrito na prática

Você, médico veterinário ou estudante de medicina veterinária, precisa aprender na prática como fazer a técnica do microhematócrito? Então, você está no lugar certo

Veterinário, aprenda agora a técnica do microhematócrito na prática   Artigos CPT

Você, médico veterinário ou estudante de medicina veterinária, precisa aprender na prática como fazer a técnica do microhematócrito? Então, você está no lugar certo. Esta matéria pode ajudar! Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do Curso CPT Patologia Clínica Veterinária, explica que “na prática, deve-se iniciar a técnica do microhematócrito utilizando um tubo capilar."

O tubo capilar, para você que está iniciando agora seus estudos sobre a técnica do microhematócrito, nada mais é que um pequeno tubo de vidro aberto nas duas extremidades.


Tubo capilar    Artigos CPT

Foto: Tubo capilar

Em seguida, insere-se uma amostra de sangue no tubo capilar e fecha-se um dos lados com a massa para que seja levado à centrífuga. Mas, atenção, atualmente, a recomendação dos laboratórios é que não se use mais o Bico de Bunsen para vedar o tubo capilar, pois há o risco de explosão causado pelo gás ao se fechar o bico com fogo. Esse risco ocorre mesmo em laboratórios cujo gás é canalizado.

É bom ressaltar, nesse momento que todas as vezes que você, médico veterinário ou estudante de medicina veterinária, for utilizar uma amostra de sangue total, não se esqueça de homogeneizá-la, virando o tubo para cima e para baixo, a fim de obter uma uniformidade celular na amostra.

Em seguida, abre-se o tubo de amostra sanguínea. Por capilaridade, inclina-se o tubo de sangue em direção ao tubo capilar. O tubo capilar deve ser inserido dentro do tubo da amostra para que o sangue passe para o capilar.


Insira o tubo capilar no tubo da amostra sanguínea    Artigos CPT

Foto: Insira o tubo capilar no tubo da amostra sanguínea

Por capilaridade, ou seja, devido à tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares, o sangue preenche o tubo capilar. Deixe um espaço de mais ou menos 1 cm para que seja possível fechar o tubo e levá-lo à centrífuga. Remova o excesso de sangue do lado de fora do tubo capilar utilizando um pedaço de papel higiênico. Esse procedimento evita que sujemos a centrífuga. Vede a ponta oposta do tubo capilar, ou seja, aquela que está com o espaço vazio.


Lado do tubo que deve ser vedado com massa     Artigos CPT

Foto: Lado do tubo que deve ser vedado com massa Artigos CPT

Vire o tubo sobre a massa fazendo movimentos de rotação para que a massa entre no tubo, vedando-o completamente. Tampe a parte de cima do tubo capilar com o dedo indicador e retire o tubo da massa. Repita novamente a operação de vedação, mantendo o dedo indicador sobre a extremidade superior do tubo. Leve o tubo até a centrífuga com o lado vedado apontado para a parte externa da máquina.


Inserindo o tubo capilar na centrífuga   Artigos CPT

Foto: Inserindo o tubo capilar na centrífuga Artigos CPT

Todas as vezes que inserimos um tubo na centrífuga é preciso balanceá-la, colocando um tubo na frente do outro para que a máquina fique uniforme e, quando em funcionamento, permaneça estável em suas rotações.

Atenção:


Lembre-se de tampar a centrífuga com o prato, rosqueando. Isso deve ser feito antes de ligar a centrífuga para que os tubos permaneçam fixos no mesmo local em que foram colocados. Programe a rotação da centrífuga para o tempo de 5 minutos. Após esse período, já é possível fazer a leitura do microhematócrito.

Gostou do assunto? Leia mais:


- Vai coletar amostras de sangue animal? Conheça as vias de acesso!

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Patologia Clínica Veterinária? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?