
Vai produzir velas decorativas na quarentena? Cuidado com a parafina! Sabe por quê? Simples: a parafina é derivada do petróleo, portanto, altamente inflamável. É a matéria-prima principal da vela.
“Recomenda-se manuseá-la com todo cuidado. Ela é apresentada no estado sólido e, ao derreter, fica transparente, podendo ser derretida quantas vezes for preciso”, afirma Prof.ª Arlete Alves de Freitas, do Curso CPT Como Fazer Velas Artesanais Decorativas. O ponto de fusão da parafina é de 60 a 65ºC.
Existem diferentes tipos de temperatura para se trabalhar com a parafina. O cuidado básico é a atenção absoluta para que ela não ultrapasse 150ºC, pois ela pode se incendiar. Se você deseja dar à vela um aspecto liso e brilhante deve usá-la numa temperatura mais alta entre 75 a 100ºC. Se o aspecto desejado for fosco, a temperatura ideal é de 40 a 60ºC.
Atenção!
- Ao colocar a parafina no fogo, prefira as bocas de fundo do fogão. O produto é altamente inflamável.
- Nunca deixe a parafina derretendo e saia de perto da panela.
- Mantenha as crianças afastadas do local de trabalho.
Por ser uma substância inflamável, derreta sempre a parafina em banho-maria, no fogo brando, mexendo com uma colher de pau. Se começar a sair fumaça, é sinal de que a temperatura da parafina está muito alta. Nesse caso, desligue o fogo imediatamente. Se surgirem chamas, tampe imediatamente o recipiente. O tamanho da panela varia conforme a quantidade de parafina a ser derretida. Para prevenir acidentes, escolha um modelo que não tenha alça de plástico.
A parafina é totalmente reciclável. Mesmo a que cair no chão pode ser reaproveitada. Para isso basta reaquecê-la, fazendo-a voltar ao estado líquido. Depois, coe-a. Unte com detergente ou vaselina em pasta o recipiente em que a parafina será guardada. Esse recipiente deve ter a parte interna lisa, sem friso na borda superior. Assim o material sairá com facilidade.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dica para fazer da quarentena uma fonte de renda? Velas Artesanais!
-3 dicas de negócio para quem vai fazer velas artesanais para vender
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.