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Os órgãos de Limpeza Urbana devem ser organizados segundo um quadro estrutural de cargos e funções, definidos pelos títulos correspondentes, atribuições, responsabilidades, relações formais e nível de autoridade

Vai gerenciar a limpeza de sua cidade? Veja essas dicas!   Artigos CPT

 

Assim como qualquer organização, seja pública ou privada, os órgãos de Limpeza Urbana devem estar organizados segundo um quadro estrutural de cargos e funções, definidos pelos títulos correspondentes, com atribuições básicas, responsabilidades, relações formais e nível de autoridade, afirma Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.

Como exemplo, citamos esta estrutura linear, mais comum e mais antiga:


Estrutura linear de organização de limpeza pública     Cursos CPT

 

Outras estruturas também muito utilizadas são: Estrutura funcional, Estrutura Linear-Funcional; Departamentalização. Neste aspecto temos: Departamentalização por função, por produto e serviço, por processo ou equipamento, por região e por cliente.

Um gerenciamento da limpeza urbana e dos resíduos sólidos só tem um resultado eficiente, eficaz, com sucesso, quando se aplica o planejamento de todas as atividades. Esta é a primeira etapa do processo de limpeza urbana.

Compete ao gerador do lixo, isto é, ao cidadão, cuidar de acondicionar devidamente o lixo para a coleta, o que vai beneficiar as etapas subsequentes, como a coleta, o transporte e o destino final. Da mesma forma, quando a limpeza da cidade é realizada com a colaboração da população, de forma a mantê-la limpa, o efetivo de pessoal trabalhando na limpeza urbana pode ser minimizado com grandes reduções de custos e com eficiência muito boa, porque aí a participação da comunidade está presente.

O planejamento da limpeza urbana de uma cidade deve conter basicamente os seguintes projetos técnicos:


- Projeto da varrição pública e serviços complementares, da coleta e transporte dos resíduos e destino final do lixo;
- Projeto Administrativo, tratando da administração propriamente dita, com os aspectos organizacionais burocráticos de uma gerência;
- Projeto Econômico, isto é, o levantamento dos custos envolvidos na implantação, manutenção e administração do processo de gerenciamento;
- Projeto Legislativo, que vai cuidar da legislação específica, conjunto de normas e atribuições, tanto do poder público quanto dos munícipes;
- Projeto de Educação, isto é, um projeto de educação para a limpeza urbana, visando não só as escolas, mas toda a população, devendo ser implantado de forma gradativa e com a participação da população.
- Projeto Avaliativo, para a avaliação do processo como um todo, em suas diferentes etapas e dos custos dos serviços prestados.

Importante lembrar que todo planejamento precisa estar sempre sendo revisto e atualizado, principalmente no gerenciamento de limpeza urbana, pois uma cidade é um organismo vivo, está em constante mudança e desenvolvimento, exigindo sempre novos e mais serviços.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

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Por Silvana Teixeira.

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