Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai comercializar milho verde? Saiba mais sobre ele, então!

Quem vai comercializar os produtos de milho verde deve fugir da tentação de reduzir os custos de produção, utilizando matéria-prima de menor preço, porém, de pior qualidade e que pode comprometer o produto final

Vai comercializar milho verde? Saiba mais sobre ele, então!   Artigos Cursos CPT

 

A qualidade do milho verde afeta diretamente a qualidade do produto a ser processado. Portanto, se você vai trabalhar com ele preste bastante atenção a alguns detalhes: o milho verde deve apresentar palhas verdes, não secas, e cabelos na cor marrom-escura. “No caso do milho sem palha, já descascado, é preciso verificar se a ponta inferior da espiga é afilada e macia, o que indica que está em boas condições”, afirma Marli Cambraia, professora do Curso a Distância CPT Processamento de Milho Verde, em Livro+DVD e Curso Online.

O ponto ideal de maturação da espiga é aquele em que os grãos contêm um bom teor de amido, sem estar tenros demais, com a cor esbranquiçada (pouco amido), ou duros demais, sem líquido. Quem vai comercializar os produtos de milho verde deve fugir da tentação de reduzir os custos de produção, utilizando matéria-prima de menor preço, porém, de pior qualidade e que pode comprometer o produto final.

A economia não deve ser feito em detrimento da qualidade e, sim, em função de uma melhor pesquisa de preços e da compra de maiores volumes que podem trazer vantagens no preço unitário. É preciso avaliar também as vantagens de associar-se a outros produtores para ter maior poder de negociação com os fornecedores na compra de matéria-prima. Vamos falar um pouco sobre nossa principal matéria-prima que é o milho verde. Você sabia que além de saboroso, o milho tem alto valor nutricional, ele é uma grande fonte de energia, pois contém alto teor de carboidratos, e que 100 g de milho verde fornecem 129 calorias? É boa fonte de fibras, vitaminas A, C, B1 e B2 e também de lipídios, proteínas e sais minerais, como, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, enxofre, magnésio e manganês, além disso, o milho é de fácil digestão e aumenta a resistência do organismo em infecções.

Outro nutriente que se destaca como constituinte dos grãos do milho são as proteínas, cujos teores chegam, em média, a 9,5%. Muito diferente das proteínas de origem animal, a exemplo do leite, e qualitativamente semelhante às proteínas vegetais, a proteína do milho não é adequada para promover várias das funções que lhe são de responsabilidade, como o crescimento corporal, quando constitui a única fonte desse nutriente na dieta de um indivíduo. Isso acontece porque a proteína do milho comum é deficiente em dois componentes "essenciais", a lisina e o triptofano, dois dos oito aminoácidos que o organismo humano não consegue produzir.

Quanto mais amarela e seca estiver a palha, mais duro estará o milho, se for comprado sem palha, observe se a ponta de baixo da espiga é afilada e macia, pois isso indica que está em boas condições. Os grãos mais novos têm menor teor de amido que os mais velhos, assim, para fazer milho verde cozido, indica-se a utilização de espigas mais tenras, cor amarelo-clara, mas não muito novas.

Para fazer receitas que precisam de maior quantidade de amido, como pamonha, mingau e bolos, é preciso usar espigas um pouco mais maduras, com a cor amarela mais acentuada e com sulco mais grosso, ou seja, com mais amido.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!