WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tudo o que você precisa saber sobre energia híbrida

A energia hibrida eólica-solar é gerada por painéis solares (ou coletores térmicos) e turbina eólica

Tudo o que você precisa saber sobre energia híbrida

O Brasil acompanha uma tendência mundial: geração de energia renovável e acessível. Nos últimos anos, as pessoas passaram a ter maior consciência ambiental em busca da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesse contexto, a energia solar e a energia eólica se destacam como fontes de energia limpa e duradoura diferentemente da energia originada dos combustíveis fósseis.

Com os avanços tecnológicos fundamentados na inovação, a energia eólica se uniu à energia solar e, juntas, formaram um novo conceito: energia híbrida. Em conjunto, ambas são mais eficientes e estáveis quanto ao fornecimento de energia. Geralmente, o sistema de energia eólica-solar conta com módulo de painéis solares fotovoltaicos (ou coletores solares térmicos) mais turbina eólica.

“Além disso, com o sistema de energia híbrida eólica-solar, também é possível contar com aquecimento de água solar térmica, graças à absorção dos raios solares, durante o dia, para uso posterior, à noite”, ressalta Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso CPT Energia Solar para Aquecimento de Água.

Energia eólica x energia solar


Ambas são consideradas energias renováveis e verdes. A energia eólica vem dos ventos, gerada pelo trabalho de aerogeradores. Suas hélices, conectadas em uma turbina, captam a força dos ventos e acionam o gerador elétrico. Já a energia solar vem da radiação solar, captada por painéis solares, constituídos de células fotovoltaicas, que transformam os raios solares em energia mecânica ou elétrica.

Funcionamento do sistema híbrido


O sistema de energia híbrida (energia solar + energia eólica) é constituído de uma pequena turbina eólica, módulos fotovoltaicos e baterias, que armazenam energia para uso posterior. Sua montagem ocorre basicamente com a instalação de um aerogerador e alguns painéis solares. Até mesmo à noite, o sistema híbrido permanece em funcionamento por efeito do aerogerador e da energia armazenada nas baterias.

Requisitos para implantação do sistema


Para a implantação de um híbrido eólico-solar, é fundamental que a região apresente ocorrências de ventos e raios solares constantes para acionar o sistema. Caso contrário, não há viabilidade para o projeto.

Principais vantagens da energia híbrida


Uma das principais vantagens do sistema híbrido é a redução do consumo de energia elétrica das distribuidoras. Sem falar que o híbrido eólico-solar não impacta no meio ambiente, ao contrário da energia oriunda dos combustíveis de petróleo. O uso desse tipo de energia renovável reduz as emissões de gases do efeito estufa de forma significativa. Ou seja, vantajoso para o Planeta e para as pessoas.

Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa:

Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água

Energia Solar para o Meio Rural

Energia Solar para Aquecimento de Água

Fontes: Portal Solar - portalsolar.com.br
              Ecoplanetenergy - ecoplanetenergy.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?