WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Trato dos cães - limpeza dos dentes

Trato dos cães - limpeza dos dentes

 

Poucas pessoas estão a par da importância de manter os dentes dos cães limpos e em boas condições. O dono do animal e o tratador devem examinar a boca do cão regularmente à procura de tártaro nos dentes e irritação da gengiva.

Muitos tratadores incluem a limpeza dos dentes na rotina do trato, mas consideram que este é um trabalho para o veterinário. Entretanto, se o tratador encontrar mau hálito, tártaro excessivo e gengivas inflamadas, deve comunicar imediatamente a o proprietário.

O tratador deve, sempre que possível, escovar os dentes dos cães que trata. Para isso, peça ao proprietário que deixe uma escova de dentes a disposição do cão sempre que for para o banho. Acostumando o animal desde pequeno, ele não irá se opor à escovação dos seus dentes.

OBS.: Sempre verifique os dentes, especialmente nos cães pequenos. Não espere por um hálito fétido ou que os dentes desapareçam sob o tártaro para encaminhá-lo ao veterinário. O tártaro que se acumula nas gengivas pode causar inflamações, mau-hálito e até a perda precoce de dentes. Além disso, essa placa de tártaro representa uma fonte de bactéria que pode vir a provocar problemas internos como infecções cardíacas e renais.

Uma boa prevenção é estimular o animal a roer e mastigar. Para isso, existem os biscoitos para cães e até mesmo um tipo especial de “fio dental para cães”, que são cordas específicas vendidas nos pet shops. O produto deve ser compatível com o tamanho do animal, o que evita que ele engula pedaço grande ou sofra uma asfixia. Você também pode recomendar ao dono oferecer ossos de boi, que devem ser fervidos antes de oferecidos ao animal.

Você pode ajudar na higiene da boca do cão limpando regularmente os dentes e a gengiva dele. Basta usar um escova própria, macia e umedecida com água ou até mesmo uma pasta dental especial para cães. Tem até pasta com sabor de carne! Se o cão apresenta excesso de tártaro, leve-o ao veterinário para fazer a limpeza.

Ao escovar os dentes do cão, não use pasta de dente humana, pois esta tem substâncias que podem irritar o estômago do animal, que acaba sempre engolindo a pasta.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Como Fazer, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Como Fazer Banho e Tosa em Cães.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Trato dos Cães:

Cuidados antes de atuar no ramo

Como dar o banho

Secagem dos pelos

Banho a seco

Banho antipulgas

Como combater pulgas

Como combater carrapatos

Cuidados com a pelagem

Como limpar as orelhas

Como cortar as unhas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!