WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Trato dos cães - cuidados com a pelagem

Trato dos cães - cuidados com a pelagem

 

Sem escovar ou pentear os cães regularmente, o seu pelo pode formar nós. Com isso, os cães podem puxar os nós, o que causará inflamações na pele, além de ser muito dolorido para removê-los. Mesmo os cães de pelagem curta e baixa precisam de escovação regular, para distribuir o óleo da pele e remover pelos mortos.

Por isso, todos os donos de cães devem ter alguns acessórios de beleza à mão. Um pente de pulgas com dentes finos dura para o resto da vida do cão. Use-o para remover pelos mortos e soltos. Se a pelagem do cão está muito embaraçada, não use um pente, pois você acabará machucando-o.

A escovação regular mantém a pele saudável, estimulando o fluxo sanguíneo e distribuindo os óleos naturais. Se o cão tem pelagem curta, uma escovação semanal dá conta do recado. Entretanto, uma raça de pelagem grossa, longa ou desgrenhada, como um Afghan ou Old English Sheepdog, pode exigir cuidados diários. Uma escova de cerdas de borracha pode prevenir a formação de nós e uma escova de couro curtido ou luva de borracha podem remover os pelos soltos rápida e facilmente.

Para melhores resultados, esteja certo de que você está penteando no sentido para baixo em relação à pele.

Em cães de pelo curto, use uma escova de cerdas naturais. Esse tipo de escova também pode ser usado em raças como Husky e Collie, que têm “pelagem dupla”: uma pelagem macia por baixo e uma pelagem externa resistente.

Uma escova de pinos de aço é melhor para cães de pelagem longa, como Maltês, Shih Tzu e Yorkshire.

Alguns cães, como Poodles, Bichons frises, Kerry Blue Terriers têm a pelagem cacheada ou ondulada, precisando do uso de uma escova de borracha com cerdas curvadas.

Para aqueles com pelos lisos, escorridos, sedosos e finos, como Setters ou Spaniels, a escova de pinos ou de cerdas de borracha são boas escolhas.

Pergunte ao criador se a pelagem do cachorro requer um tipo de escova ou pente especial, principalmente se você quiser levar o animal para exposições.

Antes de começar a escovar, umedeça a pelagem do cão com um condicionador em spray. Isso ajuda a escova a se movimentar suavemente no pelo e diminui a eletricidade e os fios partidos.

Para remover nós, coloque um pouco de óleo para bebê ou líquido desembaraçante em cada um. Após vários minutos, tente desprender e separar os fios do nó, usando os dedos ou o dente final de um pente. Escove cuidadosamente cada uma das partes desprendidas, indo devagar para não machucar o cão.

Em casos mais sérios, a pelagem inteira terá de ser cortada.

Você deve reparar que a pele e os pelos do cão ficam mais secos, durante o inverno, e que a pelagem fica estalando com a eletricidade estática toda vez que você o acaricia ou escova.

Após o banho, trate a pele do cachorro com um condicionador especial. Uma leve camada de vaselina também pode ajudar a aliviar almofadas dos pés secas e quebradiças.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos da área Como Fazer, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Como Fazer Banho e Tosa em Cães.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Trato dos Cães:

Cuidados antes de atuar no ramo

Como dar o banho

Secagem dos pelos

Banho a seco

Banho antipulgas

Como combater pulgas

Como combater carrapatos

Como limpar as orelhas

Limpeza dos dentes

Como cortar as unhas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!