WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Trato dos cães: como limpar as orelhas

Os ouvidos do cão são delicados e sensíveis, instrumentos bem afinados que o permitem captar sons bem longe da frequência auditiva humana

Trato dos cães - como limpar as orelhas

Os ouvidos do cão são delicados e sensíveis, instrumentos bem afinados que o permitem captar sons bem longe da frequência auditiva humana.


Considerando o quanto as pessoas são exigentes em relação a seus equipamentos de som, você pensa que todos entenderiam como é importante cuidar do “sistema de som” de alta qualidade de um cão. As infecções causadas por corpos estranhos podem danificar seriamente essas criações maravilhosas.


A higiene dos ouvidos dos cães deve levar em consideração alguns fatores, como:


- Produção natural de cerúmen: essa produção pode variar de acordo com cada animal, e, às vezes, no mesmo animal, um ouvido apresenta uma maior quantidade de cerúmen do que o outro;
- Presença de pelos no conduto auditivo: existem algumas raças que apresentam certa quantidade de pelo no interior do conduto auditivo. Contudo, alguns profissionais preferem não retirar o pelo, pois este atua como uma proteção natural contra umidade;
- Forma das orelhas: cães com as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel Inglês, apresentam uma maior tendência para os problemas decorrentes da má higiene do ouvido, pois devido à forma das orelhas esta cria um micro ambiente onde existe pouca luz, umidade e calor, que contribuem para o aparecimento de certos problemas.

A limpeza dos ouvidos dos cães deve ser encarada como um ato preventivo. O proprietário responsável não deve deixar o cão chegar ao estado limite. Por isso, recomende aos donos criar o costume de examinar os ouvidos do cão desde pequeno, pois assim ele vai se habituar com o manuseio, não fazendo deste um problema.

Como limpar:


- Coloque o cão no colo, ou de forma que a sua cabeça esteja bem apoiada;
- Dobre a orelha sobre a cabeça e examine para ver como está o ouvido;
- Ao dobrar a orelha do cão, coloque o polegar na base da orelha. Quando colocar o dedo no conduto, vai sentir o seu polegar do lado de fora — este é o limite adequado e seguro até onde pode ir;

OBS.:


Costuma-se usar álcool e éter para limpar os ouvidos dos cães, porém já existem produtos mais modernos e muito mais eficazes, disponíveis em bons pet shops e clínicas veterinárias, que, além de limpar, previnem o aparecimento de otites.

- Limpe todo o conduto, passe um pouco de algodão embebido no produto, para promover uma higiene e prevenção final;
- Massageie delicadamente com o intuito de fazer com que o produto atue uniformemente;
- Retire o excesso de secreção e de produto com um algodão ou gaze.

OBS.:


Evite enfiar objetos pontudos como cotonetes e pinças, pois podem causar danos no animal.

A frequência dessa limpeza é um fator que vai variar de acordo com os fatores citados antes, mas pelo menos uma vez por semana deverá examinar o ouvido do cão.

Lembre-se de que, preventivamente, devemos habituar o filhote a esses tipos de cuidado, retirando com os dedos os pelos que enchem o interior da orelha. É importante que o conduto auditivo esteja limpo e seco, em especial para aqueles cães de orelhas caídas.

- Em raças com pelos dentro dos ouvidos, coloque o pó medicinal para ouvidos e arranque esses pelos;
- Enrole um chumaço de algodão com os dedos, esfregue o algodão seco dentro do ouvido para retirar o excesso de cera;
- Se a sujeira não sair com o algodão limpo, pingue um pouco de óleo mineral no algodão e faça a limpeza.

Dicas:


- Não aprofunde muito o algodão dentro do ouvido para não causar problemas;
- Não pingue nada dentro do ouvido de cães. Isso pode causar sérios problemas;
- Todas as raças devem ter as orelhas limpas com regularidade;
- O dono do animal deve aprender a limpar as orelhas do cão em uma escala semanal. Assim, protege o cão de infecções do ouvido;
- O tratador deve examinar e limpar as orelhas do cão em cada visita para o banho e a tosa;
- Se observar um acúmulo de cera ou uma secreção amarronzada, acompanhada de um forte odor, não toque o interior do ouvido. Avise o proprietário para procurar um veterinário urgente (você ainda ganhará a confiança dele).

O ouvido externo, também chamado de pavilhão auditivo, é o mais vulnerável a ferimentos e infecções, uma vez que está exposto a objetos estranhos e sujeira. Manter o ouvido externo limpo é a primeira providência de defesa contra problemas.

OBS.:


As orelhas saudáveis são rosadas na parte de dentro, sem cheiro ruim ou secreções aparentes.

Procure por objetos estranhos. Se o cão passa muito tempo do lado de fora, especialmente em mato alto ou áreas com madeira, ele pode pegar rabos-de-raposa ou carrapatos em suas orelhas. Remova os corpos estranhos com seus dedos e então limpe as orelhas do cão com óleo mineral.

Nunca use sabão e água, pois a água ensaboada pode causar uma infecção auditiva. Se um corpo estranho estiver incrustado na orelha ou se você não está seguro de retirá-lo, deixe que o veterinário faça isso. O melhor meio de remover é agarrá-lo firmemente no nível da pele com uma pinça e puxá-lo de uma só vez com uma pressão suave e forte.

Fique sempre atento aos primeiros sinais de alerta de uma infecção de ouvido, que não é um problema tão incomum nos cães.

Se o cão agita a cabeça constantemente, tem orelhas doloridas ou vermelhas ou se elas estão com mau cheiro ou têm secreções, encaminhe o cão ao veterinário. A maioria das infecções desse tipo é causada pela falta de circulação de ar e ocorrem mais comumente em raças de orelhas pendentes ou peludas. O ambiente úmido, quente e escuro é o lugar perfeito para que as bactérias e fungos cresçam.

Captando os primeiros sinais, a infecção de ouvido do cão estará logo sob controle, prevenindo complicações mais sérias, que podem levar à perda de audição.

As orelhas dos cães são alvos perfeitos para mosquitos. As picadas recorrentes podem causar dermatite, que deixa as orelhas com crostas e propensas ao sangramento. Para manter o cachorro livre de coceiras, aplique um repelente de insetos seguro para animais nas ore lhas dele, antes de sair.

Se o cão agita frequentemente a cabeça e as patas perto das orelhas, mas não há sinais de infecção, ele pode estar incomodado com ácaros da sarna de ouvido. Eles invadem o canal auditivo e alimentam-se de fragmentos de pele. Um sinal que denuncia a sarna são os fragmentos escuros, que se parecem muito com grãos de café.

Os ácaros de ouvido são muito comuns em filhotes e em cães jovens. Isso porque esses ácaros se espalham facilmente e os filhotinhos gastam muito tempo, um em cima do outro, enquanto brincam e dormem. Se houver outros cães e gatos em casa e um deles começa a ter sarna de ouvido é melhor fazer o tratamento em todos eles.

A maioria dos remédios seguros e eficientes está disponível somente com o veterinário. Então, não espere para entrar em contato.

 

Gostou do assunto? Leia também:


Cuidados antes de atuar no ramo


Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer, entre eles o curso Como Fazer Banho e Tosa em Cães.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rebka das orelhas

29 de mar. de 2023

Na foto cachorro lindo e orelhas maravilhosas, nossa!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr. de 2023

Olá, Rebka! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

Abraço! 

Equipe CPT

Bruna Moreira

31 de jul. de 2017

Olá, gostaria de saber a data desta publicação....

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago. de 2017

Olá, Bruna.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A data da publicação é 15 de julho de 2013.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Danielle Silva

1 de jun. de 2017

Gostaria de mais dicas

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2017

Olá Danielle,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre pet.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?