WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Trabalha com carne suína? Atenção especial à limpeza de instalações e equipamentos

As instalações necessárias para o trabalho de produção de alimentos podem ser simples. Deve-se ter dois ambientes distintos, um para o abate de animais, e o outro para o processamento da carne

Tem um restaurante? Atenção especial à limpeza de instalações e equipamentos   CPT

 

As instalações necessárias para o trabalho de produção de alimentos podem ser simples. “Deve-se ter dois ambientes distintos, um para o abate de animais, e o outro para o processamento da carne”, afirma Newton de Alencar, Professor do Curso CPT Industrialização da Carne Suína.

O local para o abate pode ser apenas coberto e com o piso cimentado. Entretanto, o ambiente ideal onde os animais são abatidos deve ser protegido de ventos e poeiras por paredes azulejadas, com um sistema de esgoto eficiente, que leve os resíduos para locais bem distantes, servido por água em quantidade e de boa qualidade para a limpeza e lavagem da carcaça e longe de esterqueira, lixeira ou águas empoçadas. É bom ressaltar que água de qualidade é água tratada.

Ao lado da sala de abate deve ser construído uma pocilga, equipada apenas com um bebedouro, onde o animal fica em repouso para o abate. Quando o volume de abate for grande, a pocilga deve ficar, no mínimo, a 15 metros da sala de abate, para evitar o mau cheiro e possíveis contaminações.

A sala de abate deve possuir um sistema de aquecimento de água, que pode ser um fogão à lenha com serpentina, ou fogão à gas com tacho ou tambor, ou então, uma caldeira que produza vapor. O sistema de aquecimento por vapor é muito eficiente e econômico, apesar de seu custo de implantação ser bastante elevado.

É necessário, também, que a sala de abate tenha uma mesa simples, com tampo de aço inoxidável, ou então, de outro material impermeável como folha de zinco ou alumínio. Se for possível, o local deve ser equipado com uma talha, conhecida como moitão, que facilita bastante o trabalho de corte dos animais quando se quer trabalhar com a carcaça dependurada.

O segundo ambiente é destinado ao processamento da carne, que, naturalmente, deve ser anexo à sala de abate. Também deve ser uma sala fechada, com paredes azulejadas, piso impermeável, com forro no teto e telas nas portas e janelas para evitar a entrada de insetos. A sala de processamento de carne deve ser servida com água em abundância e de boa qualidade, equipada com uma pia, esgoto sifonado para eliminação de resíduos, com bom escorrimento e, ainda, suporte na parede ou trilho para sustentação dos ganchos onde são transportadas e dependuradas as peças de carne.

Caso não seja possível construir ambientes como estes descritos aqui, a solução seria a adaptação ou utilização de sala ou cozinha já existente na propriedade, desde que esse local ofereça as condições necessárias para o abate e processamento de carne, atendendo às exigências legais.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Tem um restaurante? Dobre as atenções e cuidados com as carnes

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!