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Torne-se mais produtivo com pequenas atitudes

A produtividade está intimamente relacionada ao sucesso em um ambiente de trabalho

Executivo produtivo - imagem ilustrativa

O conceito de produtividade está intimamente relacionado ao sucesso no ambiente de trabalho, seja qual ele for. Para o padeiro, por exemplo, produtividade significa produzir mais pão em menos tempo; para o líder de uma empresa, significa ter uma equipe focada em atingir um objetivo comum e que apresente resultados positivos de forma recorrente.

Independentemente do ambiente do trabalho, a produtividade pode ser comprometida ao deixar de lado ações, métodos e atitudes que têm como objetivo otimizar o tempo e as funções, tornando-se um colaborador que transmite a ideia de que “poderia fazer mais”, pouco produtivo ou, inclusive, improdutivo.

Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso CPT Gerenciamento de Tempo, explica o tempo é um dos pontos a ser otimizado, dado que gerenciá-lo é essencial para evitar o estresse e ter mais produtividade no trabalho. As pessoas realizadoras que conseguem sucesso são as que tem maiores cuidados na administração de seu tempo, pois elas percebem que o tempo é seu limite.

Há vários outros fatores que influenciam negativamente na produtividade, como a dificuldade de concentração e a autodisciplina – ou a falta dela. A seguir, serão apresentadas algumas atitudes que te ajudarão a ser mais produtivo:

Prioridades

É comum que tenhamos muitas funções a desempenhar em um único dia, semana ou mês. E, muitas vezes, a maior dificuldade consiste em “dar o primeiro passo”, simplesmente porque elas estão todas “misturadas”. Por conta disso, recomenda-se elaborar uma lista de prioridades, deixando de lado os desdobramentos de cada uma delas, apenas encarando-as como algo importante. A primeira pergunta a ser feita para essas funções é: o que precisa ser feito? Essa organização pode ser feita para uma semana ou um dia, sempre dando preferência ao que realmente precisa ser feito, mas sem deixar de lado aquelas funções consideradas menos prioritárias – mesmo que não sejam as primeiras, elas precisam ser executadas, não é mesmo?

Potencialize suas prioridades

Com sua lista pronta, selecione três das funções principais e que as faça “furar a fila”. Depois, selecione uma entre as três e dê a ela o título de “prioridade das prioridades”.

Desdobramentos

É chegada a hora de dar atenção aos desdobramentos que cada uma dessas funções possui. Nesse momento, defina um objetivo alcançável e um prazo para que você alcance o resultado esperado. Tente responder a essas perguntas:

. O quê? – Ações necessárias para atingir o objetivo definido;
. Por quê? – Importância de cada ação para atingir o objetivo;
. Quem? – Além de você, principal agente das ações, é possível delegar obrigações a outras pessoas, com o intuito de agilizar o processo;
. Como? – Descreva a forma exata como cada ação deve ser executada;
. Quando? – Especifique o prazo para o cumprimento de cada ação. Esse prazo pode ser específico, do tipo “data-limite” ou um período de tempo;
. Quanto? – Detalhe os custos empregados na realização de cada ação definida em seu planejamento;
. Quais os recursos necessários? – Além da parte financeira, relate também a necessidade de recursos tecnológicos, materiais ou intelectuais, por exemplo.

Finalizando

O objetivo principal sempre deve ser os resultados, de acordo com o que for definido nos desdobramentos. Depois de realmente conhecer tudo o que está acontecendo a sua volta, fica mais fácil agir de forma mais incisiva e obter resultados melhores, além de se tornar mais produtivo.

 


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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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