
Você é aquele tipo de profissional que apenas aceita mudanças? Ou participa delas? Que tal experimentar um novo jeito de pensar? Propor a quebra de paradigmas é estimular a criatividade e a inovação. A importância dessa postura é evidenciada quando olhamos para referências na História, uma vez que essa característica marca e marcou personalidades brilhantes, como cientistas, líderes políticos e empresários de sucesso.
Tendo em vista que empreender é também quebrar paradigmas, reflita sobre as competências comportamentais que você pode desenvolver como empreendedor e que vão aperfeiçoá-lo em sua caminhada de sucesso. Em seguida, faça o teste ao final do texto. Ser empreendedor requer a disposição, a curiosidade para pensar diferente, questionar e transformar, entretanto sem desvalorizar o que já foi conquistado pelos outros.
Mas, o que é a quebra de paradigmas?
A quebra de paradigmas significa experimentar o novo em nome do que é melhor, não apenas no que se refere à aquisição de tecnologias e à implementação de modelos gerenciais mas também a investimentos na própria aquisição de conhecimentos ou capacitação profissional. Para isso, é necessária uma boa dose de espírito crítico, curioso, corajoso e persistente para enfrentar os desafios que se apresentarem.
Isso leva a entender que é primordial estar comprometido com a ideia de que evoluir é indubitavelmente vital tanto na carreira quanto nos projetos pessoais. Nesse sentido, apegar-se a padrões antigos pode ser um obstáculo ao crescimento profissional e pessoal. O tempo todo, a própria ciência nos mostra que ela é um campo fértil para a quebra de paradigmas.
A Teoria da Relatividade, publicada por Einstein, no começo do século XX, é um exemplo clássico de quebra de paradigma científico. Ela provocou modificações significativas na forma anterior de pensar conceitos tradicionais da física, como o espaço e o tempo, que passaram inclusive a ser concebidos em uma nova expressão "espaço-tempo". Essa descoberta científica é um resultado de superação de visões pré-estabelecidas.
Superar um antigo modelo e iniciar outro requer uma postura proativa e a valorização do próprio talento inventivo. Transpor a trivialidade, alimentar um projeto, tentar executá-lo vezes suficientes para prosseguir, ou partir para o próximo, fazem parte dessa postura. Algumas pessoas não irão apoiá-lo em sua iniciativa, porque ir além do rotineiro gera desconforto, implica lidar com os riscos, diz respeito a sair da zona de conforto. Desafios são assim, demandam energia, ou seja, algum esforço e sacrifício, gerando decisões emblemáticas.
Entretanto, seja cuidadoso, é possível vislumbrar novos horizontes sem desrespeitar o trabalho de seus antecessores em seu campo. Em outras palavras, substituir modelos não implica desvalorizar os conhecimentos conquistados, tampouco desrespeitar as experiências acumuladas. Ao contrário, é preciso levar bagagem consigo nessa jornada e encontrar nela inspirações que sirvam de estímulo no processo de desbravamento das novas trilhas.
Perfil
Numa sociedade conduzida por transformações rápidas, independente de sua área de atuação, dos planos que você tem para a sua empresa ou, de modo amplo, para a sua vocação, não é uma boa escolha viver pautado na defasagem. Mas, como conquistar a quebra de paradigmas? Um dos caminhos é a criatividade, uma estratégia que leva ao sucesso.
Para Eduardo Shinyashiki, em entrevista ao Portal Emprego e Renda, associado ao Grupo CPT – Centro de Produções Técnicas, a criatividade é um ponto fundamental, uma chave para abrir novas portas. É encontrar alternativas, formas diferentes. Aliás, ele acrescenta que, para ir além do ordinário, é preciso superar a si mesmo. Ir ao encontro do que se deseja, encarar limitações e buscar pelo que há de novo no mercado são algumas das ações que alimentam e compõem a ação de quebrar paradigmas.
Sendo assim, é preciso construir, além de competências técnicas, competências comportamentais. De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT, no mundo dos negócios, existe uma preocupação em identificar o perfil do empreendedor de sucesso, pois há pré-requisitos que o impulsionam a obter o aprendizado necessário para a realização de sua visão.
Veja algumas dicas que o curso traz quanto a esse perfil
– Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização.
– Tem perseverança e tenacidade.
– O fracasso é considerado um resultado como outro qualquer. O empreendedor aprende com os resultados negativos, com os próprios erros.
– É um sonhador realista.
– Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios.
Agora que você já refletiu sobre esse assunto e sabe como ajustar seu olhar sobre o novo, teste a sua capacidade de quebrar paradigmas.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Luiza Costa
5 de dez de 2019Sou aquela profissional que participa de mudanças, estou sempre aberta para experimentar o novo, me envolvo no aprendizado para fins de aperfeiçoamento.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de dez de 2019Olá,Maria Luiza
Tudo bem?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT disponibiliza cursos que irão auxiliar você!
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre nossos cursos e os assuntos abordados no mesmo.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Jenifer
23 de mar de 2019Não estou conseguindo passar pra próxima questão, nem sei se acertei essa .

Martha Helena Oliveira da Silva
22 de fev de 2019Gostaria de saber mais sobre o assunto quebra de paradigmas e algumas dinâmicas

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de fev de 2019Boa tarde, Martha!
Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando o seu endereço de email para que vocẽ passe a receber o nosso Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

MARCIA BRITO
15 de nov de 2017amei o testa, muito bom, descobri que o meu raciocinio não é tão lógico como pensei kkk, quebrar paradigmas não é fácil.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de nov de 2017Olá, Marcia.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

maria augusta mattoso pereira
26 de out de 2017nao apareceu o link para o teste, não consegui fazer

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de out de 2017Olá, Maria.
Por problemas técnicos, o teste não estava disponível. Pedimos desculpas pelo incoveniente e informamos que agora você já pode realizá-lo.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Jutelice Ribeiro
23 de mar de 2017Muito bom, este teste, realmente é difícil quebrar paradigmas, ainda mais sendo adultos, muitas coisas já na mente.

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de mar de 2017Olá Jutelice,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ton Silva
15 de jan de 2017Se não acertei todas, o que significa ? Não é dessa maneira que se mede um "QI" pois somos limitados por paradigmas, precisamos buscar novos caminhos para este de exame.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jan de 2017Olá Ton,
Este teste não é uma avaliação de QI, e sim um teste para analisar a sua capacidade de quebrar paradigmas. Teste usado e comprovado pelos melhores psicólogos do mundo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Edgard Soares Santana
27 de abr de 2015Quebrei meu obstáculo pensando fora do quadrado gostei do resultado obrigado estou no caminho. Parabéns a internet pode ser um grande aliado para mentes pensantes.

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de abr de 2015Olá, Edgard!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos