WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnicas para a contação de histórias

Aprenda a selecionar um conto e a preparar a narração

 

O contador de histórias se sustenta da narração e sempre leva em conta a presença da plateia

A narração oral tem um importante papel na formação de futuros leitores. Ela exerce influência tanto sobre aspectos intelectuais quanto emocionais da criança. Tem a capacidade de estimular a imaginação, a criatividade e a curiosidade dos ouvintes. Não basta que sejam contos, fábulas, lendas, mitos, romances, entre outros gêneros, os textos devem apresentar estrutura sequencial completa. Mas, além de estar munido dos textos, o narrador também precisará conhecer as técnicas de contação de histórias.

Essa é uma arte, um tipo de arte que se concretiza por meio da palavra, da oralidade. Portanto, os contadores de histórias são artistas, atores, intérpretes. Mas, como se forma um contador de histórias? Os contadores populares, por exemplo, utilizam-se da própria intuição e de fórmulas baseadas na própria experiência de vida, que acabam sendo transmitidas naturalmente.

Por outro lado, há aqueles que buscam voluntariamente se tornar contadores de histórias e se desenvolvem por meio do aprendizado. Para isso, aperfeiçoam essa habilidade se dedicando à muita leitura e ao estudo da língua portuguesa. É importante entender por exemplo que a narração oral possui diferenças e também conexões com a representação.

No que diz respeito à essa interface com a representação, um esclarecimento é que a narração e a declamação não podem ser confundidas. Ambas recebem elementos da poesia, entretanto a contação de histórias é caracterizada essencialmente pela prosa. Outro detalhe importante é a diferenciação entre o ator e o contador de histórias. O primeiro invariavelmente está sempre a representar, a se basear na encenação, mesmo que considere a presença real do público. Já o segundo fundamenta-se na narração e precisa levar em conta a presença da plateia.

Para dar suporte aos contadores de história que buscam por formação, ou por aperfeiçoamento, o Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, oferece essas e outras orientações. Confira abaixo algumas das dicas de aspectos técnicos da contação:

O olhar – É fundamental olhar nos olhos das crianças, como se estivesse contando para aquele ouvinte. Não se deve flutuar sobre os ouvintes, o olhar do contador deve ater-se aos olhos das pessoas, sem exagerar.

A voz – É o elemento fundamental da narração oral, merece um curso à parte. Uma dica é cuidar da dicção, ela deve ser impecável, pronunciando-se todas as letras de cada palavra. É importante também evitar falar muito lento, as pausas são necessárias, mas cuidando sempre para que não sejam prolongadas.

O diálogo – É muito importante começar com um pequeno diálogo antes das histórias. Por exemplo: explicar quem é o autor, porque se escolheu o tema, se o tema coincide com algum acontecimento importante.


Conheça mais detalhes sobre o mundo encantador da contação de histórias, suas estratégias, seus fundamentos e recursos, acessando o curso CPT. Aprenda também sobre outros temas interessantes, visitando a área Educação do portal CPT.

Por Luci Silva

Leia também

Conheça estratégias e a estrutura necessária para a contação de histórias

Contação de histórias, uma arte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

michelle

2 de out. de 2013

Gostei deste site e quero entrar depois com mais calma para apreciar outras coisas. quero fazer um curso de contação de histórias.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2013

Olá, Michelle!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Elissana Lysah Gomes

1 de out. de 2013

estou escrevendo um artigo como parte do meu tcc, e gostei deste artigo que é o mesmo assunto que a Luci Silva escreveu, e gostaria de citá-lo mas para isso preciso ter uma data/ano da sua publicação. aguardo resposta o mais breve possível. grata: Lysah

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2013

Olá, Elissana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Este artigo foi publicado no dia 28/09/2012.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Taisa

24 de out. de 2012

Olá! Amei este site, que bom saber bem mais da minha paixão que é a educação, em espcial a Educação Infantil.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov. de 2012

Olá Taisa,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Seu elogio foi muito motivador para toda a nossa equipe.

Realmente, a área de educação infantil deve ser encantadora. Já chegou a ver todos os cursos que temos sobre ela? Basta clicar nesse link: Educação Infantil.

Vale a pena também ler nossos artigos relacionados.

Novamente agradecemos pela sua gentileza.

No que pudermos lhe ajudar, conte conosco.

Anteciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!