WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Suínos: alimentação do crescimento à engorda

Durante essa fase, o criador pode adotar qualquer tipo de alimento e sistema de alimentação, observando suas vantagens e desvantagens

Suínos bebendo água

A produção de suínos atinge números expressivos e é uma das maiores atividades desempenhadas em nossos país. O sucesso dessa atividade está no cuidado com todas as etapas do processo de produção.

A alimentação é uma dessas etapas e é fundamental para que os animais possam apresentar carne de qualidade.

Paulo Brustolini, autor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, explica que a carne suína vem ganhando, cada vez mais, destaque no mercado nacional como uma opção de alimento rico em nutrientes necessários para se fazer uma dieta equilibrada.

Com isso, o potencial brasileiro de atuação nessa atividade só tende a crescer. Nesse contexto, o manejo é um dos fatores essenciais para o sucesso da atividade econômica.

A fase de crescimento e engorda é determinante para a qualidade da carne produzida, por isso é importante ter cuidado com a alimentação dos animais. Os alimentos oferecidos nessa fase podem ser variados e por meio de vários sistemas.

Por exemplo, é possível oferecer alimento úmido ou seco, com farelos e rações trituradas ou outros formatos de rações balanceadas. O sistema de alimentação adotado pode ser o restrito, misto ou com fornecimento de alimentos à vontade.

Geralmente os animais preferem alimentos que possam consumir mais rápido e que sejam fáceis de consumir, como os alimentos úmidos ou líquidos. Essa forma de alimentação promove um ganho maior de peso e melhor conversão alimentar. São exemplos desse tipo de alimento o soro de leite e os resíduos da produção de cerveja e da indústria da cana-de-açúcar.

Mais além dos benefícios, a alimentação líquida também pode gerar prejuízos, por exemplo, à carcaça dos suínos. Cabe ao produtor colocar os pontos positivos e negativos na balança, pois, ainda que a produção fique mais barata e o animal ganhe mais peso, o valor da carcaça poderá ser prejudicado, pois ela se passa a ter um teor maior de gordura, aumentando a espessura do toucinho.

Com tendências à produção de carne magra atualmente, também será preciso realizar uma análise para que o produtor perceba se conseguirá o valor desejado com a sua produção.

Em caso negativo, deverá optar por outro tipo de alimentação, como a sólida, que é melhor para a produção de carne magra. Mas, vale também ressaltar que a genética dos animais é outro fator determinante para a produção de carne magra.

O fornecimento de alimentação à vontade pode ser positivo, uma vez que diminui custos com o arraçoamento. Porém, para a implantação desse sistema é preciso obter comedouros apropriados, para evitar o desperdício de alimentos, sejam úmidos ou secos.

O sistema de alimentação restrito só deverá ser adotado caso o produtor deseje obter animais com características específicas de carcaça, como espessura de toucinho e teor de gordura. Seu custo de implantação é maior do que o do sistema de alimentação à vontade.

Por fim, o sistema misto, como o próprio nome sugere, é uma combinação dos outros dois sistemas. Funciona da seguinte forma: durante o crescimento, suínos recebem alimento à vontade, com posterior controle do fornecimento a fim de que se obtenha carcaças com características específicas.

Apesar de não apresentar resultados satisfatórios quanto o sistema de alimentação controlada, o seu custo é menor.

 

Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Suinocultura:


Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate
Sistema Orgânico de Criação de Suínos
Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes


Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Margarida Guilherme

3 de nov. de 2023

Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de nov. de 2023

Olá, Margarida Guilherme! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Antônio Carlos Ribeiro salvador

5 de out. de 2022

Como criar ums leitaos bonito

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out. de 2022

Olá, Antônio! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradecemos seu contato e precisando estamos à disposição. Abraço!!

Equipe CPT.

Cícera Gomes Teles

23 de out. de 2019

Bom dia,mim chamo Cícera sou de Uberlândia MG e trabalho em uma granja de suínos de engorda ,tem dois barracão e alojados 2.400 suínos. Eu gostaria de saber,como faço para ter um bom resultado no final do lote.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2019

Olá, Cícera 

Tudo bem?

O CPT disponibiliza vários cursos na área de Suinocultura, sendo que ao adquirir e realizar os estudos do mesmo, o aluno aprimora seus conhecimentos, além de enriquecer sua grade curricular.

Acesse o link: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodesuinos  e fique por dentro de todos os cursos que temos na área.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?