WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistemas Hidropônicos - lã mineral

Sistemas Hidropônicos - lã mineral

 

A lã mineral é produzida com uma mistura de carvão “coke”, basalto, argila e resíduos de siderurgia, em alta temperatura. O processo produz um material fibroso que é transformado em tapetes.

Para uso hortícola, a lã mineral deve ser tratada com surfactantes para aumentar a absorção de água e apresentar densidade adequada, provendo em torno de 97% de espaço poroso e 3% de material sólido. Pode ser encontrada na forma de cubos de propagação, tiras ou placas de cultivo, de tamanhos variados.

A lã mineral é geralmente usada por dois anos e, em seguida, descartada, decompondo-se lentamente. Suas fibras podem conter cálcio, magnésio, ferro, cobre, manganês e zinco, provenientes do material de origem, porém a solubilização desses nutrientes é muito lenta e não chega a interferir na composição da solução nutritiva. Sua capacidade de troca catiônica (CTC) é insignificante, e o pH situa-se entre 7 e 8,5. Como o material não apresenta capacidade-tampão, seu pH ajusta-se ao da solução nutritiva, tão logo a receba (MARTINEZ, 2006).

A solução nutritiva é injetada nos vasos ou canais e não retorna ao reservatório. As plantas recebem a solução por gotejamento em 3 a 10 aplicações/dia. A solução não recircula. A solução drenada não deve exceder a 8% do volume aplicado. Pode ocorrer salinização do substrato, como ocorre com a areia, sendo necessário fazer a aplicação de água pura, conforme feito para esta.

É necessário fazer a esterilização da lã mineral com vapor ou Vapan, entre cultivos. Pode ser usada até por dois anos e, depois, deve ser descartada.

Aprimore seus conhecimentos acessando os cursos da área Hidroponia, entre eles o curso  Hidroponia – Cultivo sem Solo, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Conheça os outros sistemas de cultivo hidropônico, acessando as matérias abaixo:

- Hidroponia - tipos de sistema de cultivo sem solo

- Cultivo em água

- Cultivo em cascalho ou argila expandida

- Cultivo em areia

- Fluxo e refluxo

Por Silvana Teixeira

Sistemas Hidropônicos - lã mineral

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!