WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema orgânico de plantio de café minimiza os problemas de sustentabilidade do setor

O sistema agropecuário cafeeiro tem enfrentado muitos problemas com relação à sustentabilidade e o sistema orgânico de produção de café apresenta-se como uma alternativa aos problemas

 

O sistema agropecuário tem enfrentado muitos problemas com relação à sustentabilidade. A degradação do solo, a perda da matéria orgânica, a erosão, a contaminação dos alimentos e das águas, a salinização de solos, o aumento da resistência às pragas e doenças e o efeito tóxico nas plantas, animais e nos homens, devido ao intenso uso de fertilizantes e agrotóxicos, tem resultado no declínio da produtividade. E a cafeicultura reflete essa urgente mudança em seu sistema de produção. É aí que entra um novo conceito para a solução desses problemas da cafeicultura: o sistema orgânico de produção de café.

O sistema orgânico atende a um mercado que vem modificando seus hábitos de consumo e abre oportunidades para a produção e comercialização de cafés com atributos diferenciados, ou seja, de qualidade superior. Muitos acreditam que a agricultura orgânica seja apenas o cultivo sem o uso de agrotóxicos. No entanto, é muito importante salientar que a produção orgânica vai muito além, pois ela busca o manejo equilibrado do solo e dos demais recursos naturais. Oriundo dessa forma de produção está o café orgânico.

A produção orgânica de café vem, cada dia mais, ganhando espaço no mercado, criando um nicho próprio de consumidores que não se importam em pagar mais por produtos isentos de resíduos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O sistema é considerado orgânico quando visa a conservação a longo prazo e a harmonização do meio ambiente com os seres humanos. Em resumo, pode-se dizer que, para produzir alimentos orgânicos, além de não poder aplicar agrotóxicos, o agricultor não pode usar adubos químicos solúveis, que provocam desequilíbrios nas plantas.

“O agricultor deve adotar, para a produção do café orgânico, práticas ecológicas de cultivo, como a adubação verde, rotação de culturas, e a proteção de mananciais, por exemplo”, afirma o professor Ivan Franco Caixeta, do Curso Produção de Café Orgânico,  elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A preocupação da sociedade com a qualidade de vida tem levado os consumidores a valorizarem a aquisição de produtos e a optarem por ela, visando a um sistema produtivo que garanta menos agressividade ao meio ambiente, a saúde do produtor rural e do consumidor final. E nesse contexto, a agricultura orgânica se apresenta como alternativa para uma atividade agrícola mais sustentável, ambientalmente equilibrada e socialmente justa.

Em função da grande demanda dos mercados nacional e internacional, que estão conscientes dessa importância, a produção de alimentos orgânicos, entre eles o café, tem se tornado uma solução tecnológica e econômica bastante concreta para os agricultores. O que esse grupo de consumidores procura são produtos naturais, cultivados por meio de práticas que não agridam ao meio ambiente. Isso significa uma demanda não só por produtos que não recebam cargas de agrotóxicos, mas, também, aqueles produzidos por tecnologias que não contaminam o ambiente, não causam erosão do solo e assoreamento de rios, dilapidando os recursos naturais.

A busca por alimentos orgânicos tem aumentado em todo o mundo e, com isso, mais oportunidades de mercado tem surgido em diversas regiões, principalmente para aquelas com aptidão para a produção de café. Essa demanda tem criado circunstâncias favoráveis, principalmente, para os pequenos e médios produtores, assim como para as associações de agricultores familiares e também para os outros trabalhadores dessa cadeia produtiva.

Essa realidade de consumo já está presente em diversos locais de compra como redes de lojas, supermercados e empresas processadoras de alimentos. Várias organizações tem demonstrado bastante interesse em criar linhas de produtos naturais, para ocupar espaços cada vez maiores nas gondolas. A capacidade de adaptação das organizações, que aproveitam as oportunidades de mercado e se firmam com um diferencial produtivo, deve ser também uma característica do agronegócio brasileiro.

Apesar da pequena porcentagem que representa em relação à cafeicultura brasileira, o café orgânico é uma atividade com enorme potencial de promover a preservação ambiental e valorização social e econômica de uma região. Também representa ótima oportunidade para fortalecer as organizações de pequenos produtores e reduzir as desigualdades sociais.

Aprimore seus conhecimentos sobre a produção de café, acessando os Cursos CPT, da área Cafeicultura, entre eles o Curso Produção de Café Orgânico, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Agora, conheça algumas particularidades sobre a produção de café orgânico nas matérias dispostas abaixo. Certamente elas o ajudarão a realizar uma produção ecologicamente correta e com chances reais de total sucesso. Veja!

- Princípios básicos seguidos pelos maiores produtores de café orgânico

- O cultivo de café orgânico é ecológico e livre de agrotóxicos

- Agricultura orgânica - conceitos e fundamentos de produção do café

- Café Orgânico - agricultura convencional x agricultura orgânica

- Produção de mudas de meio ano e de uma ano

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

SIDNEY JOSE ULIANA

5 de abr. de 2021

Boa tarde. Eu gostaria de iniciar uma produção de café orgânico. Quais os primeiros passos que devo seguir?.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2021

Olá, Sidney

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!