WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema frigorígeno dos condicionadores de ar tipo janela

O sistema frigorígeno do condicionador de ar tipo janela é aquele constituído pelo fluido refrigerante, tubulações e dispositivos mecânicos que fazem parte de um circuito fechad

Sistema frigorígeno dos condicionadores de ar tipo janela   Artigos Cursos CPT

O sistema frigorígeno do condicionador de ar tipo janela é aquele constituído pelo fluido refrigerante, tubulações e dispositivos mecânicos que fazem parte de um circuito fechado que propicia as mudanças de estado do fluido.

Durante essas mudanças de estado, o fluido ora cede calor para o meio, ora o absorve e, quando absorve, a quantidade de calor retirada é suficiente para deixar o ambiente gelado.

"Esse é o princípio da refrigeração mecânica", afirma Dr. José Arnaldo Duarte, professor do Curso CPT Condicionadores de Ar de "Janela" e "Split" - Instalação e Manutenção.

Componentes do sistema frigorígeno


No caso dos condicionadores tipo janela, os componentes do sistema frigorígeno são os seguintes: compressor, condensador, filtro, dispositivo de expansão, evaporador, tubulações e válvula reversora, caso o aparelho possua a função "aquecer", que pode ser utilizada para aquecer ambientes ao invés de refrigerá-lo, principalmente, na época do inverno e em regiões de clima frio.

Além desses componentes mecânicos, o sistema possui também o fluido refrigerante que é o responsável por retirar calor do meio promovendo assim a sua refrigeração.

Desta forma, refrigeração mecânica é o resultado de processos e transformações físicas que ocorrem com o fluido refrigerante como consequência da atuação dos elementos constituintes do circuito frigorígeno, ou seja:

- Liberação de calor para o meio externo, na forma sensível, através do condensador, quando a entalpia do fluido será reduzida, mas a pressão e a temperatura se manterão constantes e o fluido mudará do estado gasoso para o líquido.
- Redução drástica da pressão e da temperatura do fluido, através do dispositivo de expansão, mantendo-se constante a sua entalpia, o que o deixará expandido.
- Absorção de calor latente do meio, através do evaporador, o que resulta na elevação da entalpia do fluido, mas a sua pressão e temperatura se manterão constantes.

Essa quantidade de calor absorvida será suficiente para transformar o fluido expandido em gás e deixará o meio ao seu redor com a temperatura reduzida (gelado), por causa da quantidade de calor cedida para o fluido. Esse é, portanto, o princípio da refrigeração mecânica.

Gostou do assunto? Leia também:


- Ar-condicionado: 10 problemas, causas e providências a serem tomadas pelo técnico
- Técnico em Refrigeração - rotina de trabalho
- Motoventilador para ar-condicionado: para que serve?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?