Com a necessidade do isolamento social devido ao COVID-19, muitos profissionais efetivos de empresas públicas e privadas passaram a trabalhar em casa. Entretanto, seguir o regime home office não é tão fácil como muitos imaginam. Ele exige dos colaboradores disciplina e comprometimento real com o trabalho. Caso contrário, a produtividade no home office pode ser impactada com atitudes negativas, como procrastinação ou mesmo desorganização.
Para se manter produtivo, ao trabalhar na própria residência, o profissional deve fazer um bom planejamento e colocá-lo em prática. Alguns hábitos pessoais devem ser controlados, como atender a inúmeras solicitações dos familiares, acessar a internet (redes sociais), ou mesmo assistir a séries e filmes no momento em que deveriam ser feitas as obrigações profissionais.
Para não se deixar dominar por essas distrações, confira os segredos para melhorar a produtividade no home office:
Defina regras
Defina regras com seus familiares para não ser incomodado (a) no momento de trabalho. Eles não estão acostumados em vê-lo (a) em casa quando você deveria estar na empresa. Dessa forma, acham normal interrompê-lo (a) como se estivesse em férias ou licença. Principalmente as crianças que tendem a ter dificuldade para entender esse momento atípico, que muitas famílias têm enfrentado.
Sendo assim, negocie horários para realizar tarefas familiares, mas enfatize que no momento de trabalho não deve ser interrompido (a). No caso das crianças, determine um local para elas brincarem, que seja distante de onde você estiver trabalhando.
Organize o espaço de trabalho
Torna-se essencial que o espaço de trabalho seja organizado, como se fosse na empresa. O local deve estar afastado de tudo o que tire a sua concentração, como área de recreação das crianças, smart TV, cama, cozinha. De outro modo, as distrações certamente comprometerão a sua produtividade.
Invista na segurança do notebook
Para não ficar na mão em plena atividade profissional, invista na segurança do notebook. Trata-se de um equipamento sujeito a ciberataques e, por isso, deve contar com programas que garantam a integridade e preservação de dados. Vale lembrar que o ataque de hackers pode infectar a máquina e destruir arquivos importantes da empresa.
Siga um cronograma com horários
Seguir um cronograma com horários é uma forma efetiva de aumentar a produtividade no home office. Separe as tarefas por grau de prioridade e o tempo de execução para cada uma delas. Siga uma rotina diária! Levante-se no horário habitual de trabalho e comece a fazer suas atividades profissionais. Mais tarde, haverá tempo para as suas tarefas domésticas.
Faça intervalos entre as tarefas
Assim como no trabalho presencial, faça intervalos entre as tarefas. Divida as atividades em blocos de uma hora, com intervalos de 15 minutos, entre um e outro. Com isso, você se mantém produtivo (a), sem se estressar nem se desgastar com horas seguidas de trabalho. Pare para se alongar, tome um cafezinho, brinque um pouco com as crianças. Mas não extrapole o horário!
Diga não à procrastinação!
A procrastinação é causada geralmente por distrações, como mensagens no WhatsApp, publicações nas redes sociais, filmes e séries na TV, brincadeiras com as crianças, entre outras. Lembre-se de que você não está de férias! Há obrigações profissionais a serem cumpridas em tempo hábil. Não procrastine! Seja sempre produtivo e faça a sua parte com responsabilidade!
Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:
Fontes: Administradores - administradores.com.br
Por Andréa Oliveira.
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.