WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saúde bucal - como escovar os dentes e passar o fio dental

Saúde bucal - como escovar os dentes e passar o fio dental

 

É unânime entre os profissionais de saúde bucal o tempo de escovação dos dentes. Este não pode ser menor que 2 minutos. Infelizmente, algumas pessoas não chegam nem à metade desse tempo. Dessa forma, não haverá a remoção adequada dos resíduos de alimentos, o que poderá causar cáries, placa bacteriana,  gengivite, ou ainda mau hálito. Da próxima vez que for escovar os dentes, concentre-se nessa atividade, pois, afinal, são apenas 2 minutos para evitar sérios problemas no futuro.

Primeiramente, enxágue bem a boca, com bastante água, para retirar o excesso de resíduos alimentares. Enxágue também a escova e distribua sobre ela o creme dental, de forma transversal, nunca longitudinal. Quanto à posição da escova, esta deverá estar em um ângulo de 45º em relação aos dentes. A escovação deverá vir da gengiva à ponta dos dentes, em movimentos curtos e suaves, sem muita pressão, para não machucar a gengiva.

Comece escovando a parte interna dos dentes superiores e, em seguida, dos posteriores. Não se esqueça de escovar as bochechas e a língua. Isso evita o acúmulo de bactérias e a halitose, ou o mau hálito. Por fim, escove a parte anterior dos dentes, tanto na parte superior, como na parte inferior. Faça isso, suavemente, de cima para baixo, em todos os dentes. Por fim, enxágue a boca com bastante água e passe para o fio dental.

Quanto ao fio dental, este deverá ser usado, pelo menos, uma vez ao dia, de preferência, à noite, antes de dormir. O seu uso contínuo auxilia na retirada de resíduos alimentares onde as cerdas da escova de dentes não alcançam. Antes de começar, corte aproximadamente 40 cm do fio dental, segure-o, firmemente, com os dedos indicadores. Estique-o bem e, com movimentos de cima para baixo, passe-o entre os dentes. Faça isso em cada dente, mas com suavidade para não machucar a gengiva. Complete a higienização enxaguando a boca. Seu sorriso agradece!

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles os cursos Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário  - ACD ou ASB e Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre saúde bucal:

A importância do hábito da higiene bucal

Como cuidar da saúde bucal do bebê

Como evitar cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito

Como os alimentos agem nos dentes

Qual escova de dentes escolher e quando devo trocá-la

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!