WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resfriamento evaporativo em galpão avícola: como fazer?

Uma das formas de fazer o resfriamento evaporativo em galpões avícolas é através da nebulização associada à ventilação

Resfriamento evaporativo em galpão avícola: como fazer?   Artigos Cursos CPT
 

Uma das formas de fazer o resfriamento evaporativo em galpões avícolas é através da nebulização associada à ventilação. O sistema de nebulização funciona melhor quanto mais seco for o ar e quanto mais eficiente for a pulverização, que, por seu turno, depende do tamanho das gotículas e da disposição dos bicos em relação aos ventiladores.

Segundo Ilda de Fátima Ferreira Tinôco, professora do Curso a Distância CPT Produção de Frango de Corte em Alta Densidade, “Os nebulizadores formam gotículas extremamente pequenas que evaporam rapidamente. Com o uso do ventilador, o movimento do ar acelera a evaporação e evita que a pulverização ocorra em um só local e venha a molhar a cama. A pulverização sem a utilização de ventiladores pode levar ao umedecimento da cama ou ao aumento exagerado da umidade do ambiente”.

A utilização do sistema de nebulização associado à ventilação em galpões avícolas pode ser feita de duas maneiras, ambas eficientes para a melhoria do conforto térmico ambiente e empregada com sucesso em criação de frangos em alta densidade:

I


Uma dessas maneiras é o sistema de ventilação em túnel que consiste em criar um fechamento lateral do galpão através de cortinas bem vedadas, permitindo duas aberturas similares, nas duas extremidades do galpão. Se o galpão possui lanternins, estes devem ser fechados com cortinas ou sistema de painéis de fechamento, afixados à terça superior através de dobradiças. Algumas vezes, a utilização de um forro para reduzir o volume de ar a ser carreado é desejável. Os ventiladores são posicionados ao longo do comprimento do galpão, de forma a succionar o ar de uma extremidade, e levá-lo para fora através da extremidade oposta. A ventilação em túnel cria uma corrente de ar de alta velocidade, chegando a 2,5 m/segundo, gerando uma sensação térmica na ave que pode chegar a oito graus centígrados abaixo da temperatura registrada no termômetro de bulbo seco. Nesse sistema, os ventiladores entram em funcionamento quando a temperatura interna do ar atinge 25o C. As linhas de nebulizadores devem entrar em funcionamento quando a temperatura interna do ar atingir 29o C, com as cortinas laterais previamente fechadas.

II


Outra forma de ventilação positiva associada à nebulização interna é a ventilação lateral, que consiste em deixar os ventiladores posicionados transversalmente ao comprimento do galpão, no sentido do vento dominante, aproveitando, desse modo, a ventilação natural, o que aumenta a eficiência do sistema. Do mesmo modo que no sistema túnel, o sistema de nebulização deve ser acionado para valores de temperatura do ar superiores a 29o C, propiciando um arrefecimento mais adequado do ambiente devido à evaporação da água. Nesse sistema, a entrada de ar é feita através de uma lateral do galpão e a saída, pela outra lateral, no sentido da largura da construção.

Normalmente, são utilizadas três linhas de nebulizadores, instaladas no sentido do comprimento do galpão, a dois, quatro e seis metros a partir da lateral onde se encontram os ventiladores. Aqui, também, pode ser colocado um sistema de aspersão sobre a cobertura para ser acionado junto com os ventiladores.

As temperaturas limites para o funcionamento dos ventiladores e dos nebulizadores são idênticas àquelas do sistema túnel descrito anteriormente. A diferença é que, no sistema de ventilação lateral, as cortinas ficam sempre abertas. Da mesma forma, quando a umidade relativa do ar atingir 80%, o sistema de nebulização é desligado, permanecendo em funcionamento os ventiladores e a aspersão sobre a cobertura. Esse sistema é acionado durante o dia quantas vezes as condições de temperatura e umidade permitirem.

A vantagem desse sistema sobre o túnel de vento é o manejo mais fácil e a desvantagem é um menor controle sobre a ventilação forçada, a qual pode ser prejudicada por correntes de ar momentâneas e opostas.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?