WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Reprodução animal: de quanto tempo cada animal precisa?

O tempo de gestação e o de aproveitamento para a reprodução varia de espécie para espécie

Animais - imagem ilustrativa

Olavo Mendes, professor do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros, destaca que a maioria dos estudos mostra que a reprodução tem sido um dos pontos fracos das criações de animais em todo o Brasil. Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva, os criadores precisam conhecer cada detalhe que envolve a produção animal, garantindo os resultados esperados.

É na reprodução que os criadores conseguem aumentar o seu plantel e, consequentemente, seus lucros. Essa etapa do manejo envolve uma série de processos e procedimentos pelos quais cada animal deve passar, respeitando seu ciclo biológico e suas exigências em relação ao parto, por exemplo.

Por que é importante conhecer o “tempo” de cada animal?

Em primeiro lugar, em se tratando de ciclos biológicos, não há como antecipar ou retardar a reprodução de acordo com as necessidades de cada criador. O ideal é que se conheça o tempo de cada animal, para que tudo possa ser planejado e para que se tenha um ciclo que se termine no período desejado.

Não é possível, por exemplo, diminuir o tempo de gestação de uma vaca em dois meses. O que cada criador pode fazer é promover o cruzamento com antecedência, para que o parto ocorra próxima à data planejada. Existem épocas ideais para o nascimento, que, inclusive, propiciam um desenvolvimento melhor para os filhotes.

Período de gestação ou prenhez

Cada animal possui um prazo estimado para a gestação:

- Éguas: 340 dias
- Jumentas: 365 dias
- Vacas: 285 dias
- Ovelhas: 150 dias
- Cabras: 150 dias
- Porcas: 120 dias
- Cadelas: 63 dias
- Gatas: 56 dias
- Coelhas: 30 dias

A avicultura possui uma especificidade a mais, devido ao fato de que as aves chocam os ovos por prazos diferentes. É fundamental que os avicultores conheçam, também, cada um desses prazos:

- Galinhas: 21 dias
- Peruas: 28 dias
- Patas: 30 a 35 dias
- Gansas: 28 a 30 dias
- Galinhas d’Angola: 25 dias

Tempo de utilização para a reprodução

O tempo de utilização para a reprodução também exerce influência no sucesso do ciclo reprodutivo, pois alguns animais podem ser usados por mais tempos, em comparação a outros, sem perder a “produtividade reprodutora”. Fatores como a saúde, alimentação e manejo diário podem influenciar nesse tempo, tanto negativamente quanto positivamente. Essa é a média de tempo pela qual os reprodutores podem ser aproveitados:

- Cavalos e jumentos: de 4 a 15 anos
- Touros: de 2 a 8 anos
- Carneiros e bodes: de 2 a 6 anos
- Porcos: de 1 a 4 anos
- Coelhos: de 3 a 4 anos

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Bovinos:

Técnicas para Produzir mais Bezerros
Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro


Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!