O empresário Bill Gates, dono da empresa Microsoft, aquela que criou o programa “Windows”, inicia um de seus livros, “A Empresa na Velocidade do Pensamento”, assim: “Os negócios mudarão mais nos próximos 10 anos, do que mudaram nos últimos 50 anos.”
Traduzindo: nós, empreendedores, devemos estar sintonizados nas mudanças de hábitos dos clientes, nos novos canais de comunicação e distribuição de produtos e serviços, nas estratégias usadas pela concorrência, pois o perfil dos negócios muda constantemente e, se não acompanharmos as transformações por que o mercado passa, não existirá um braço para nos “puxar do fundo da piscina”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.
Onde está a nossa força competitiva? O que nos diferencia da concorrência? Observe o que acontece ao seu redor. Uma loja que vende pneus informa ao cliente, usando dados armazenados em seu “Banco de Dados”, que o pneu comprado tempos atrás pode estar careca, colocando em risco a segurança dos usuários.
Pois bem, esta loja passou a oferecer um algo mais ao cliente. Ela, ao invés de pneu, passou a vender “segurança”, informação e serviço agregados ao seu produto, o seu diferencial competitivo. O pneu “falou” que estava na hora de ser trocado. A loja passou a vender “informações e serviços” e, dessa forma, tornou-se uma empresa diferente de todas aquelas que vendem pneus.
Estamos longe de onde podemos chegar, mas melhores do que jamais estivemos. A realidade mostra-se mais generosa do que as previsões. Do outro lado do balcão, há consumidores dispostos a pagar mais caro pelo produto/serviço, desde que atendam suas necessidades.
O preço não é o único argumento de venda. Sua empresa deve trilhar um caminho próprio, ter competência para satisfazer o cliente, o que gera lucro e a mantém no mercado.
Mas a base da competência está no conhecimento adquirido. A agenda do século XXI é: internet, produtividade, competitividade. O modelo organizacional do futuro, que já toma forma, é aquele baseado na coleta em tratamento da informação para tomada de decisões, que se torna a maior vantagem diante do concorrente, na nova economia.
Lembre-se que existem mais pessoas disputando a mesma fatia do bolo, e ganha mais quem tem maior capacidade de gerar resultados, ou seja, quem faz melhor uso das informações.
O maior desafio do empreendedor é correr com o tempo, adaptar-se às novas exigências, estar bem informado, através da leitura, treinamento constante, análise de mercado. Lembre-se de uma coisa: se você não tem o hábito de pensar, tenha certeza que alguém estará pensando por você ... a concorrência.
Gostou do assunto? Leia também:
- Quem manda no mercado: as empresas ou os clientes? Descubra!
- O segredo das empresas de sucesso? P.R.O.P.A.G.A.N.D.A
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.