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Regras de conduta e boas maneiras são fundamentais às recepcionistas

Recepcionista que tem boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, fisionomia e traje corretos, melhora o relacionamento em todos os níveis

Regras de conduta e boas maneiras são fundamentais às recepcionistas   Artigos Cursos CPT

 

Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas.

"Melhora o relacionamento em todos os níveis", afirma Ana Paula Barbosa, professora do Curso CPT Treinamento de Recepcionista. Veja abaixo algumas regras de conduta e boas maneiras que todo profissional, seja ele recepcionista ou não, deve seguir:


- O cumprimento é obrigatório tanto ao chegar quanto ao sair do seu local de trabalho. Um “bom dia” dito num tom agradável e atencioso é mais do que suficiente para começar um bom dia de trabalho. Peça aos colegas notícias de suas famílias mas evite as questões indiscretas.

- Se for falar ao seu patrão, peça licença antes de entrar na sala e mantenha-se de pé enquanto fala com ele.

- Caso seja necessário faltar, explique-se corretamente com o seu superior. Não minta e não fique falando de problemas pessoais na sua empresa. Lembre-se: a vida no escritório e a sua vida privada nada têm em comum.

- Não impeça os outros de trabalhar para contar o filme a que assistiu ou os seus projetos para o fim de semana.

- Se alguém muito superior ao seu cargo lhe dirigir a palavra para uma ordem ou recomendação, fique de pé para ouvir se não tiver uma cadeira para lhe oferecer.

- Mesmo que você seja íntimo do seu patrão, não o trate com intimidade no trabalho.

- Não adquira o hábito desagradável de reclamar por tudo ou por nada e não discuta as ordens recebidas.

- Mantenha a postura ereta quando sentada em sua cadeira de trabalho. Além de proporcionar boa saúde para sua coluna, faz com que fique elegante. Uma postura correta transmite harmonia, elegância e saúde. A boa postura é essencial para o bom funcionamento dos órgãos, evitando o aparecimento de deformidades e propiciando melhor circulação sanguínea.

- Mantenha o seu lugar de trabalho limpo e organizado. Isso também faz parte da boa educação e, com certeza, será percebido por todos.

- Seja prestativo, com todos, na sua empresa. Seja generoso. Nunca sugira que só está fazendo o favor para obter retribuição.

- Quando for pedir ajuda a alguém, faça-o de tal maneira que a pessoa não se sinta obrigada a lhe ajudar. Quando um colega lhe ajudar e você não puder retribuir imediatamente, agradeça o favor com um pequeno presente, um almoço, um livro, um objeto de mesa ou uma caixa de bombons.

- Procure guardar a data do aniversário dos seus colegas de trabalho e dos seus superiores. É sempre elegante enviar um cartão de felicitações nesse dia.

- Quando conversar com alguém, procure olhá-lo nos olhos. Quando você olha, transmite segurança e atenção.

- Quando falamos, geralmente, usamos gestos para acompanhar a fala. Procure não usar gestos exagerados.

- Procure manter a fisionomia sempre serena e sorria sempre. Isso é contagiante. Mantenha o autocontrole emocional e não se irrite. Um recepcionista temperamental não tem lugar em nenhuma empresa.

- Cultive sempre a paciência. A pessoa paciente tem inteligência emocional. Você ficará sabendo que é paciente quando uma pessoa lhe fizer uma mesma pergunta várias vezes, e, na última, você lhe responder com o mesmo tom de voz da primeira vez.

- Quando falar com alguém, preocupe-se com o seu tom de voz. Nunca fale alto demais ou baixo demais que dificulte que os outros lhe ouçam. Também não fale rápido ou devagar demais.

- Quando falar ao telefone, antes de retirar o fone do gancho, respire fundo, sorria e não permita que o seu tom de voz deixe passar nenhuma emoção negativa.

- Ao telefone, não remeta o cliente de uma seção para a outra só porque decidiu que ele é um chato. Tente sentir como a outra pessoa se sente em determinadas situações para compreendê-la, antes de tomar qualquer atitude.

- A linguagem usada deve ser respeitosa e simples. Não use palavras em outras línguas quando tiver alguém que não as entenda. Não use gírias ou palavrões.

- Use sempre por favor, bom dia, boa tarde e boa noite, com licença, obrigada e desculpe-me.

- Seja objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.

- Fumar faz mal a saúde. No entanto, se você fuma, não pode, em hipótese alguma, incomodar os outros. Não fume na presença de clientes e jamais jogue cinzas no chão, em pires ou em copos. Fume em um local afastado, no seu horário de folga.

- Seja sempre amável e gentil. Esteja sempre pronto a dar informações corretas. Respeite cada indivíduo como eles são. Não faça distinção entre os seus colegas ou clientes. Mostre interesse sempre que alguém lhe dirigir a palavra.

- Deixe todos os problemas pessoais em casa. Nada pode interferir na qualidade do seu trabalho.

- A higiene corporal é de grande importância pois transmite um aspecto saudável e cuidadoso.

- O vestuário é o símbolo externo da nossa elegância, refletindo nossa personalidade e influenciando nos contatos pessoais e profissionais. O traje deve ser confortável, bem cuidado e que se tenha bom senso ao usá-lo. Uso de uniforme é ideal, pois transmite imagem de organização e cuidado da empresa.

- Existe também elegância on-line. Em primeiro lugar, responda todos os e-mails e não perturbe os outros com correntes de piadinhas.

- Nunca deixe visível a lista de pessoas para as quais você enviou uma mensagem.

- Evite saudações pomposas como ilustríssimo senhor. Utilize Sr. ou Sra.

- Preencha sempre o campo assunto (subject) e mande mensagens curtas.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

 


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Por Silvana Teixeira.

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Comentários

Daniella chelzia Castro de oliveira camelo

8 de nov. de 2023

Aprender

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de nov. de 2023

Olá, Daniella chelzia Castro de Oliveira Camelo ! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Ailton Jaime

30 de nov. de 2022

Gostei tanto mesmo pk estou numa faze de aprendizagem e espero que essas instrucoes nao pare por aqui!!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez. de 2022

Olá, Ailton! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.Nosso DDD é 31.

Abraço! 

Equipe CPT.

Patricia Menezes

25 de ago. de 2022

Poderia passar algumas dicas de como se portar na relação entre convidados e salas de reuniões. Por exemplo, quando uma reunião ja esta em andamento, deve-se bater na porta para alocar os convidados restantes ou pode se entrar direto. Em questão da porta, a recepcionista pode entrar na sala para segurar a porta para os convidados entrarem quando uma reunião ja esta acontecendo?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de dez. de 2022

Olá, Patricia! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço! 

Equipe CPT.

Sara

25 de jan. de 2018

Amei a dica.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan. de 2018

Olá Sara,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eva Andréia kellermann

17 de ago. de 2017

Olá, comecei a atuar nessa área , como recepcionista . Gostei das dicas, gostaria de receber mais informações . obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de ago. de 2017

Olá, Eva.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o nosso Curso Treinamento de Recepcionista.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

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