Plácido Soares, professor do Curso CPT Treinamento de Porteiro, explica que a profissão de porteiro tem sido cada vez mais valorizada, pois é raro uma instituição, seja ela empresa, escola, hospital, hotel, clube ou, até mesmo, condomínios residenciais e comerciais que não possua uma portaria.
Isso se deve ao fato da importância que tem sido dada à segurança e ao bom atendimento. Porém, para garantir esses dois aspectos cruciais para o local onde se trabalha, porteiros devem manter uma postura extremamente profissional e devem seguir algumas regras de conduta no ambiente onde desempenha suas funções.
Quais são as funções básicas de um porteiro?
Ao pensar na figura de um porteiro, logo temos a sensação de que ele é a “primeira” pessoa do local onde ele trabalha. É o primeiro contato que temos ao entrar em determinado ambiente e, como diz aquele ditado popular, “a primeira impressão é a que fica”. Mais do que simplesmente abrir ou fechar uma porta, esse profissional é responsável por manter a ordem do local.
Tem como funções principais:
- Autorizar (ou não) a entrada de pessoas, sejam elas visitantes, moradores, frequentadores, prestadores de serviços, entregadores, dentre outros;
- Comunicar às pessoas que residem ou trabalham no prédio sobre a chegada de terceiros;
- Receber encomendas;
- Garantir a segurança do local;
- Tratar a todos de forma cordial;
- Zelar pelo cumprimento do regulamento interno do local;
- Estar sempre com o uniforme e com a higiene em dia;
- Manter uma postura ética no trabalho;
- Evitar comentar, fora do local de trabalho, assuntos relacionados ao seu dia a dia profissional;
- Entre outras.
Como um porteiro pode manter uma boa conduta no seu local de trabalho?
Para prestar um serviço de qualidade, é necessário que todas as funções acima sejam cumpridas da melhor forma possível. Há algumas dicas que podem ajudar a cumpri-las de forma mais acertada:
- Cumprimentar sempre seus colegas de trabalho, moradores do condomínio, funcionários da empresa ou frequentadores do clube, por exemplo;
- Manter seu local de trabalho sempre organizado, sem deixar de lado a organização do seu uniforme e a manutenção de uma boa aparência;
- Não colocar a vida das pessoas que pela portaria transitam, seguindo sempre as regras de segurança do local;
- Ser sempre delicado e educado ao abordar as diferentes pessoas que passam diariamente pela portaria;
- Identificar todos os que entram no local, sem abrir exceções e, se necessário, confirmando com a empresa prestadora de serviço quando o funcionário for ao prédio realizar algum;
- Estar sempre atento à movimentação interna e também externa, especialmente quando algum funcionário do próprio local fizer serviços externos;
- Manter a discrição e sigilo sobre quaisquer assuntos que digam respeito à rotina do seu local de trabalho;
- Reconhecer suas falhas e comunicá-las ao seu superior sempre que ocorrerem, atentando-se para que não volte a repeti-las;
- Permitir somente a funcionários o acesso à guarita da portaria, evitando terceiros, mesmo que sejam conhecidos;
- Verificar sempre o crachá das pessoas que transitam pela portaria, anotando e conferindo os dados, quando aplicável.
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Treinamento de Porteiro
Treinamento de Pessoal de Condomínio
Treinamento de Garçom
Fonte: Síndiconet – sindiconet.com.br
por Renato Rodrigues
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