''Sistemas orgânicos de produção geram produtos que podem se tornar biomassas vegetais muito nutritivas e podem ajudar a minimizar os custos, além de permitir usufruir dos benefícios da matéria orgânica em todos os níveis possíveis'', diz o professor Jacimar Souza do Curso CPT de Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve — Flor e Repolho, ensinando a você produtor como se livrar dos insumos externos e químicos na sua produção.
O uso de matéria orgânica interfere, significativamente, na resistência das plantas, uma vez que:
• Aumenta a capacidade do solo em armazenar água, diminuindo os efeitos das secas.
• Aumenta a população de minhocas, besouros, fungos benéficos, bactérias benéficas e vários outros organismos úteis, que estão livres no solo.
• Aumenta a população de organismos úteis que vivem associados às raízes das plantas, como as bactérias fixadoras de Nitrogênio e as micorrizas, fungos capazes de aumentar a absorção de minerais do solo.
• Aumenta significativamente a capacidade das raízes em absorver minerais do solo, quando se compara aos solos que não foram tratados com matéria orgânica.
• Possui, na sua constituição, os macro e micronutrientes, em quantidades bem equilibradas, que as plantas absorvem conforme sua necessidade, em qualidade e quantidade. Com isso, o nível de proteossíntese aumenta. Os micronutrientes são fundamentais para a proteossíntese, tanto como constituintes quanto ativadores das enzimas que regulam o metabolismo da planta.
• A matéria orgânica é fundamental na estruturação do solo, por causa da formação de grumos. Isso aumenta a penetração das raízes e a oxigenação do solo.
• A matéria orgânica possui substâncias de crescimento (fitormônios), que aumentam a respiração e a fotossíntese das plantas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.