WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Raça Holandesa, uma das melhores produtoras de leite

A raça Holandesa está entre os rebanhos mais importantes na pecuária leiteira do Brasil

 

No Brasil, predomina a criação da variedade de pelagem preta e branca

A raça Holandesa, ou Holstein, é uma das mais famosas no mundo e, devido ao seu grande potencial leiteiro, está entre as preferidas dos criadores de gado de leite. A raça já alcançou recordes mundiais de lactação. Como o próprio nome indica, esse gado é originário da Holanda. O animal pode se apresentar em duas variedades, a Holandesa Preta e Branca e a Holandesa Vermelha e Branca.

A primeira também é conhecida como Holstein Frisian, nos EUA, e British Holstein, na Inglaterra. Já a segunda é chamada também apenas de Holstein em alguns lugares.

História da raça Holandesa no Brasil


Não há dados precisos sobre a chegada desses animais ao Brasil. Porém, alguns especialistas apontam para a possiblidade de o gado holandês ter iniciado sua trajetória em solo brasileiro na época das capitanias hereditárias, entre 1530 e 1535. Mas, os registros genealógicos, denominados de herd book, só começaram a ser feitos de fato em 1935 e os primeiros animais a comporem esse documento pertenciam aos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Já entre as décadas de 70 e 80, a variedade com pelagem vermelha e branca tinha quantidade expressiva em território nacional, de modo que chegou a ser considerada o maior rebanho do mundo. Houve uma redução nos anos posteriores, devido à diminuição de machos da pelagem vermelha. Mas, os criadores conseguiram resolver essa situação. Anos depois, precisamente em 2000, já havia 790 criadores de gado de leite, somando juntos 96.649 bovinos.

Atualmente, o gado holandês continua apresentando grande força no mercado mundial de produção e consumo de leite. A raça está presente em mais de 50 países e, só no Brasil, existem mais de 2 bilhões registrados e a variedade mais criada é a de pelagem preta e branca.

Algumas características raciais

Além do excelente potencial leiteiro, a raça também é admirada por ser longeva, resistente a doenças; adaptar-se tanto a regiões frias e tropicais, embora seja originária de países frios. Mas, exige boas condições de manejo para que o produtor obtenha sucesso na criação desse bovino. Confira outras carcterísticas importantes da raça Holandesa:

Variedade com a pelagem vermelha e branca: cor vermelha no pescoço e na cauda; cor branca presente no úbere e na vassoura.

– A cabeça é mediana e o perfil é côncavo. Os chifres são brancos e dirigidos para cima e para baixo.
– No macho, o pescoço é delgado. Nas fêmeas, é comprido e delicado.
– O corpo é comprido. Possui ancas largas e garupa curta. O úbere é bem desenvolvido, com boa irrigação sanguínea, e os membros são curtos.

Variedade com a pelagem preta e branca: As cores são facilmente distinguidas uma da outra. Em alguns bovinos, predominam a cor preta, já em outros a branca. O ventre e a vassoura da cauda costumam ser brancas.

– Parte frontal é menor que a posterior.
– A cabeça é delicada, média, larga e o perfil é subcôncavo, porém é mais comprida na fêmea. Os chifres são pequenos e finos.
– No macho, o pescoço é musculoso e na fêmea mais longo e delgado.
– O corpo é comprido, os membros são finos. A garupa é larga e comprida. O úbere é bem desenvolvido, com irrigação sanguínea abundante e coberto por pele macia.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Antonio Carlos Cardoso

25 de abr. de 2014

Gostaria de receber relação de cursos no meu endereço.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de abr. de 2014

Olá, Anônio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!