A quiromassagem nada mais é que uma técnica de massagem com as mãos, relaxante e revigorante, que controla o estresse, alivia tensões e dores, contribui significativamente para com a sua saúde. É uma das mais promissoras profissões da atualidade, pois essa técnica auxilia diretamente como coadjuvante em tratamentos de recuperarão física, mental e espiritual, levando ao paciente tranquilidade e bem-estar, ao mesmo tempo em que age como sedativos em muitos casos de dores.
Os movimentos básicos da quiromassagem devem ser realizados com a devida pressão e variar de acordo com cada paciente, já que todos têm efeito mecânico e reflexos. São eles:
1. Movimento de Deslizamento - movimento alongado e lento que escorrega sobre a pele com o mínimo de arrastamento. As técnicas para a promoção do deslizamento sobre indivíduo são pressão, arrasto, velocidade, direção e ritmo.
Efeitos – sedativo; avalia tecidos moles; gera calor; estimula a circulação; reduz a tensão; alivia a dor e os espasmos musculares; e promove relaxamento.
Aplicação - usar óleo ou creme para realizar o deslizamento; porém, somente o necessário, para não prejudicar na avaliação dos tecidos. É uma técnica de movimento que, se lento e profundo é usado para relaxar, e se rápido e profundo, para modelar. Punhos e mãos devem estar bem relaxados.
2. Movimento de Beliscamento - movimento realizado com o polegar e o indicador ou o dedo médio, com movimentos ritmados e firmes.
Efeitos - é sedativo, avalia tecidos moles, solta a musculatura, estimula a circulação, reduz tensão, alivia a dor e os espasmos musculares, e promove relaxamento.
Aplicação - fazer uso moderado de lubrificantes, ao aplicar esta técnica de relaxamento. Os movimentos devem ser ritmados. Usa-se o polegar e o indicador ou dedo médio para a aplicação do beliscamento.
3. Movimento de Amassamento - atinge o tecido muscular mais profundamente, comprimindo e liberando alternadamente, contraindo e alongando, permitindo movimentos opostos. Trata-se de uma técnica de relaxamento na qual os movimentos são mais profundos. Nesta técnica, utilizam-se os polegares, a base da palma, os dedos ou antebraço. É uma técnica de aplicação lenta, com movimentos ritmados, na qual faz-se uma pressão significativa na região anatômica.
Efeitos - melhora a circulação, estimula a atividade glandular, aquece os tecidos moles, torna os músculos mais flexíveis, reduz a tensão muscular, alivia dor e promove relaxamento.
Aplicação - a pressão deve variar de acordo com o tecido. Antes de dar início ao movimento, faz-se a lubrificação da pele. Os movimentos devem sempre mudar de lugar. O profissional deverá apertar, elevar, e liberar sempre em movimentos ritmados. A aplicação desta técnica pede o uso do polegar e almofadas dos dedos, ou punho solto (concha).
4. Movimento de Fricção - técnica de aquecimento que exige emprego de energia e ritmo.
Efeitos - reduz aderências cicatriciais, reabsorve hematomas, trata fibroses, trata úlceras por decúbito.
Aplicação - quando em sentido longitudinal, aplica-se nos membros. Em sentido circular, Músculos planos. O sentido arredondado deve ser aplicado nos ombros. Esta técnica de massagem pede energia e ritmo por parte do profissional que irá aplicá-la.
5. Movimento de Pressão - deve ser efetuado no sentido das fibras musculares, assim promove relaxamento e alívio de dores.
Efeitos - alivia dores, trata fibroses e úlceras por decúbito.
Aplicação - sentido longitudinal, sobre os membros. Em sentido circular, aplicar sobre os Músculos planos. Sentido arredondado, aplicar sobre os ombros. Também é uma técnica que imprime energia e ritmo sobre o cliente.
6. Movimento de Percussão - movimento que utiliza as mãos como tambor (tapotagem em concha), ritmados e a força determina a profundidade de penetração.
Efeitos - é mais estimulante do que relaxante; tem efeito anestésico (prolongado); e elimina a congestão do pulmão.
Aplicação - com ou sem lubrificante. Nesta técnica, aplica-se golpes percussivos e rítmicos em concha. Utiliza-se as almofadas dos dedos, a borda medial das mãos, os punhos e a ponta dos dedos. Não usar diretamente sobre a coluna, veias varicosas e rins.
7. Movimento Cubital - tonificação dos músculos.
Aplicação - com ou sem lubrificante. Utilizam-se os dedos para a aplicação desta técnica. Eles também provocam certa vibração sobre a área aplicada.
8. Movimento Vibração - movimentos vibratórios com as mãos. Atinge profundamente os nervos, músculos e órgãos.
Efeitos - contrações musculares (vibrador elétrico); estimula o sistema nervoso e a atividade orgânica; reduz a sensibilidade da dor; aumenta a circulação e a temperatura; e reduz a tensão muscular.
Aplicação - é necessário manter os ombros, os braços e as mãos muito relaxados e, ao mesmo tempo, movimentá-los com rapidez. A vibração fixa é utilizada no final de toda a sequência em
uma região.
Variações - balanço e ondulação.
Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Estética e Beleza, entre eles o Curso Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.
Por Silvana Teixeira
Aprenda mais sobre as técnicas de relaxamento nos artigos abaixo:
- Técnicas de relaxamento - massagens aliviam tensões e promovem descanso físico e mental
- Massagem a quatro mãos - técnica dupla de relaxamento
- A quiromassagem aplicada em atletas, na terceira idade e em obesos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.