WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Quiromassagem - 8 tipos de movimentos, resultados e como aplicar

A quiromassagem é que uma técnica de relaxamento de 8 diferentes tipos de movimentos. Ela causa efeito revigorante, controla o estresse, alivia tensões e dores, e contribui para com a saúde

 

A quiromassagem nada mais é que uma técnica de massagem com as mãos, relaxante e revigorante, que controla o estresse, alivia tensões e dores, contribui significativamente para com a sua saúde. É uma das mais promissoras profissões da atualidade, pois essa técnica auxilia diretamente como coadjuvante em tratamentos de recuperarão física, mental e espiritual, levando ao paciente tranquilidade e bem-estar, ao mesmo tempo em que age como sedativos em muitos casos de dores.

Os movimentos básicos da quiromassagem devem ser realizados com a devida pressão e variar de acordo com cada paciente, já que todos têm efeito mecânico e reflexos. São eles:

1. Movimento de Deslizamento - movimento alongado e lento que escorrega sobre a pele com o mínimo de arrastamento. As técnicas para a promoção do deslizamento sobre indivíduo são pressão, arrasto, velocidade, direção e ritmo.

Efeitos – sedativo; avalia tecidos moles; gera calor; estimula a circulação; reduz a tensão; alivia a dor e os espasmos musculares; e promove relaxamento.

Aplicação - usar óleo ou creme para realizar o deslizamento; porém, somente o necessário, para não prejudicar na avaliação dos tecidos. É uma técnica de movimento que, se lento e profundo é usado para relaxar, e se rápido e profundo, para modelar.  Punhos e mãos devem estar bem relaxados.

2. Movimento de Beliscamento - movimento realizado com o polegar e o indicador ou o dedo médio, com movimentos ritmados e firmes.

Efeitos - é sedativo, avalia tecidos moles, solta a musculatura, estimula a circulação, reduz tensão, alivia a dor e os espasmos musculares, e promove relaxamento.

Aplicação - fazer uso moderado de lubrificantes, ao aplicar esta técnica de relaxamento. Os movimentos devem ser ritmados. Usa-se o polegar e o indicador ou dedo médio para a aplicação do beliscamento.

3. Movimento de Amassamento - atinge o tecido muscular mais profundamente, comprimindo e liberando alternadamente, contraindo e alongando, permitindo movimentos opostos. Trata-se de uma técnica de relaxamento na qual os movimentos são mais profundos. Nesta técnica, utilizam-se os polegares, a base da palma, os dedos ou antebraço. É uma técnica de aplicação lenta, com movimentos ritmados, na qual faz-se uma pressão significativa na região anatômica.

Efeitos - melhora a circulação, estimula a atividade glandular, aquece os tecidos moles, torna os músculos mais flexíveis, reduz a tensão muscular, alivia dor e promove relaxamento.

Aplicação - a pressão deve variar de acordo com o tecido. Antes de dar início ao movimento, faz-se a lubrificação da pele. Os movimentos devem sempre mudar de lugar. O profissional deverá apertar, elevar, e liberar sempre em movimentos ritmados. A aplicação desta técnica pede o uso do polegar e almofadas dos dedos, ou punho solto (concha).

4. Movimento de Fricção - técnica de aquecimento que exige emprego de energia e ritmo.

Efeitos - reduz aderências cicatriciais, reabsorve hematomas, trata fibroses, trata úlceras por decúbito.

Aplicação - quando em sentido longitudinal, aplica-se nos membros. Em sentido circular, Músculos planos. O sentido arredondado deve ser aplicado nos ombros. Esta técnica de massagem pede energia e ritmo por parte do profissional que irá aplicá-la.

5. Movimento de Pressão - deve ser efetuado no sentido das fibras musculares, assim promove relaxamento e alívio de dores.

Efeitos - alivia dores, trata fibroses e úlceras por decúbito.

Aplicação - sentido longitudinal, sobre os membros. Em sentido circular, aplicar sobre os Músculos planos. Sentido arredondado, aplicar sobre os ombros. Também é uma técnica que imprime energia e ritmo sobre o cliente.

6. Movimento de Percussão - movimento que utiliza as mãos como tambor (tapotagem em concha), ritmados e a força determina a profundidade de penetração.

Efeitos - é mais estimulante do que relaxante; tem efeito anestésico (prolongado); e elimina a congestão do pulmão.

Aplicação - com ou sem lubrificante. Nesta técnica, aplica-se golpes percussivos e rítmicos em concha. Utiliza-se as almofadas dos dedos, a borda medial das mãos, os punhos e a ponta dos dedos. Não usar diretamente sobre a coluna, veias varicosas e rins.

7. Movimento Cubital - tonificação dos músculos.

Aplicação - com ou sem lubrificante. Utilizam-se os dedos para a aplicação desta técnica. Eles também provocam certa vibração sobre a área aplicada.

8. Movimento Vibração - movimentos vibratórios com as mãos. Atinge profundamente os nervos, músculos e órgãos.

Efeitos - contrações musculares (vibrador elétrico); estimula o sistema nervoso e a atividade orgânica; reduz a sensibilidade da dor; aumenta a circulação e a temperatura; e reduz a tensão muscular.

Aplicação - é necessário manter os ombros, os braços e as mãos muito relaxados e, ao mesmo tempo, movimentá-los com rapidez. A vibração fixa é utilizada no final de toda a sequência em
uma região.

Variações - balanço e ondulação.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Estética e Beleza, entre eles o  Curso Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Como relaxante do sistema nervoso, as técnicas de massagem agem com total eficácia

Como relaxante do sistema nervoso, as técnicas de massagem agem com total eficácia

Aprenda mais sobre as técnicas de relaxamento nos artigos abaixo:

- Técnicas de relaxamento - massagens aliviam tensões e promovem descanso físico e mental

- Massagem a quatro mãos - técnica dupla de relaxamento

- A quiromassagem aplicada em atletas, na terceira idade e em obesos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!