WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quero cultivar camarões de água doce. O que fazer?

O cultivo de camarões de água doce envolve três fases distintas, cada qual apresentando características próprias e envolvendo método de cultivo diferente

Quero cultivar camarões de água doce. O que fazer?   Artigos Cursos CPT

 

O cultivo de camarões de água doce envolve três fases distintas: a produção de larvas, ou seja, a obtenção e cultura das larvas até completar a metamorfose (larvicultura); a criação das pós-larvas, que é a fase de berçário (as PL são pré-estocadas em tanques ou viveiros por 15 a 60 dias, quando atingem o estágio juvenil); e a engorda das pós-larvas até atingir o tamanho comercial, que é geralmente chamada recria, embora o termo mais correto seja crescimento.


“Cada fase apresenta características próprias e envolve método de cultivo diferente, de forma que, nem sempre, elas são realizadas pelo mesmo carcinicultor”, afirma Dr. Wagner Cotroni Valenti, professor do Curso CPT Cultivo de Camarões de Água Doce.  Existem criadores que se dedicam à produção das pós-larvas, que são vendidas a outros que realizam apenas a engorda.

1- Recria


A tecnologia de recria de camarões pode ser definida em três sistemas cujas características diferenciais consideram a sua complexidade de manejo:

I- Sistema monofásico

Caracterizado pelo emprego de baixa tecnologia, cujos viveiros escavados no solo (1.000 a 5.000 m²) são povoados com pós-larvas recém-metamorfoseadas na proporção que varia entre 8 a 10 pós-larvas/m². O ciclo tem duração média de seis meses sem qualquer transferência de viveiros. (LOMBARDI e MARQUES, 2009).


II- Sistema bifásico

Trata-se da manutenção das pós-larvas recém-metamorfoseadas em viveiros-berçário também escavados no solo (500 a 2.000 m²). Em seguida, os juvenis com peso médio de ±2 g são transferidos para os viveiros de engorda, onde permanecem por mais aproximadamente 4 meses, em densidades de 8 a 10 juvenis/m², sendo despescados com peso médio de 25 a 30 g. (LOMBARDI e MARQUES, 2009).


III- Sistema trifásico

Semelhante ao anterior, diferindo apenas pela consideração de uma fase preliminar realizada em berçários primários, onde as pós-larvas recém-metamorfoseadas são estocadas em altas densidades (4 a 8 pós-larvas/Litro) dentro de tanques de 5 a 35 m³, construídos em concreto, alvenaria, fibra de vidro, etc. Essa fase, também conhecida como pré-cultivo, tem duração de 15 a 20 dias, cujos organismos com peso médio de 0,05 g são transferidos para os berçários secundários, seguindo o manejo descrito no sistema bifásico. (LOMBARDI e MARQUES, 2009).

2- Berçário


Os berçários podem ser realizados em viveiros de fundo natural, cobertos ou não por estufa, em tanques internos ou em tanques-rede instalados sobre os próprios viveiros de engorda. A área ocupada pelos berçários geralmente varia entre 3 a 5% da área dos viveiros de engorda. Viveiros berçários de fundo natural possibilitam produtividades de até 1,6 milhão de juvenis (2 g)/ha a cada 2 meses.

Os berçários cobertos com estufa permitem a produção de juvenis no inverno, possibilitando a realização de dois ciclos de produção por ano nas regiões subtropicais, e aumento significativo na produção em regiões temperadas. A produtividade é da ordem de 1,5 milhão de juvenis (0,5 g)/ha a cada 75 dias. Os berçários internos são bastante usados em climas subtropicais e temperados, originando juvenis com 0,2 a 0,5 g em 60 dias.

O uso de tanques-rede é bastante promissor, economizando área de produção e facilitando o manejo. Possibilitam estocagens em altas densidades (400-600 PL/m2) com produtividade de 300-400 juvenis (0,5g)/m2 em 60 dias (MARQUES et al., 2000).


3- Engorda


A engorda ou recria é geralmente realizada em viveiros escavados em solo natural. Os viveiros de engorda podem ter de 0,3 a 1 ha ou podem ser maiores. Devem ter uma leve inclinação e uma profundidade de 0,60 a 1 m. Neles podem ser estocados 10 a 15 camarões/m2. Camarões de 1 cm estocados na proporção de 15 animais/m2 podem receber 2,5 a 7,5 kg de alimento/ha/dia, aumentando-se gradativamente para 25 a 45 kg/ha/dia. A proporção de alimento deve ser controlada por meio da observação do consumo diário.

Essa fase do cultivo deve ser realizada segundo um sistema semi-intensivo. São construídos tanques adequados, eliminam-se os predadores e competidores e se estabelece um controle sobre a qualidade de água, a alimentação, o crescimento e a mortalidade dos animais.


Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo:



Conheça o Curso Cultivo de Camarões de Água Doce.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luiz mariano lima

29 de mar. de 2023

Quero criar camarão

José Henrique Rodrigues de Paiva

19 de jun. de 2020

Boa noite. Gostaria de informações sobre o curso de criação de camarão de agua doce. Há a possibilidade de visitação a estrutura de criação de vocês?

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jun. de 2020

Olá,José Henrique 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Luis Paulino da Silva Filho

15 de jun. de 2020

Como se inscrever no curso online para criação de camarões.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jun. de 2020

Olá,Luis Paulino

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Valter Henrique dos Santos Carvalho

21 de fev. de 2019

Muito bom gostei tenho entereçe

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev. de 2019

Olá Valter,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

flodoaldo silva lima

18 de out. de 2017

to em preparo para a criação de peixes e camarão

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de out. de 2017

Olá, Flodoaldo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com informações sobre os cursos da área.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

aurilani da silva barboza

4 de set. de 2017

Boa noite, gostaria de ter informação se vcs têm o curso de criação de camarão em caixa d'água com o sistema bioflocos?!

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2017

Olá, Aurilani.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. No momento não possuímos esse curso, mas registramos sua sugestão.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

jonas dos santos

1 de jul. de 2017

gostaria de receber um folheto explicativo de como funciona a criacao de camarão de agua doce

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul. de 2017

Olá, Jonas.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos. 

Atenciosamente, 

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?