WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quero construir uma barragem de terra. Como deve ser o solo?

Antes de decidir pela construção de uma barragem de terra é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local. Esta avaliação indicará quatro situações diferentes, possíveis de ocorrerem

Quero construir uma barragem de terra. Como deve ser o solo?   Artigos Cursos CPT

Antes de decidir pela construção de uma barragem de terra é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local.


Esta avaliação, em geral, indicará quatro situações diferentes, possíveis de ocorrerem, afirma José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra. São elas:



1 - Solos com muitos afloramentos de rochas

Estes solos não são recomendados para a construção de barragens de terra, porque não permitem uma boa ligação entre o maciço e os lajedos de pedra do terreno. Com isso, haverá grandes riscos de deslizamentos da barragem, com consequentes rompimentos do maciço.

Portanto, em locais com estas características deve-se optar pela construção de outros tipos de barragens, como as de alvenaria, por exemplo.

2 - Solos firmes e profundos, com características argilosas

Esta é a condição ideal para a construção de barragens de terra, pois sendo os solos secos, firmes e profundos, a barragem poderá ser assentada diretamente sobre o solo.

Entretanto, antes de iniciar a sua construção, recomenda-se fazer uma aração (com arado de discos ou de aivecas) no local, onde a sua base será assentada.

A finalidade dessa aração é permitir que, após a compactação, ocorra uma boa condição de ligação entre a primeira camada de terra do maciço e o solo, permitindo que ele fique bem fixo ao solo, garantindo, portanto, uma boa condição de estabilidade.

3 - Solos arenosos

Caso o solo no local seja arenoso, ou argiloso superficialmente mas com grandes camadas de areia à pouca profundidade (como mostrado no filme), a construção da barragem apoiada diretamente sobre o terreno, neste caso não é recomendada.

Neste caso, as possibilidades de ocorrer altas taxas de infiltração de água, abaixo do maciço de terra são grandes, o que poderá comprometer a eficiência da estrutura.

4 - Solos úmidos ou parcialmente alagados (brejos)

Se o solo é úmido, caracterizando os brejos, é porque existem muitas “micronascentes”ou nascentes difusas no local.

Neste caso, também, não é recomendável construir a barragem de terra simplesmente apoiada sobre o solo, pois, a presença de nascentes embaixo do aterro, poderá se tornar em um grande problema futuro, podendo causar inclusive, desmoronamentos na barragem.

Quando o solo do local apresentar características das condições “3”ou “4”, a barragem poderá ser  construída, porém nunca deverá ser apoiada diretamente sobre o terreno. Isto porque quando a represa estiver cheia, a pressão da água acumulada irá forçar a passagem de água por baixo da barragem, até atingir o lado de jusante da mesma.


Ao se movimentar por baixo do maciço de terra, a água irá arrastar partículas de solo, gerando pequenas galerias no corpo da barragem. Estas galerias, por sua vez, irão provocar rachaduras no maciço de terra, que aos poucos, resultarão em pequenos desmoronamentos na base da barragem e causarão um inevitável enfraquecimento.

Com o passar do tempo, os desmoronamentos serão mais intensos, fazendo com que a barragem não tenha mais condições de suportar a pressão da água represada, quando ocorrerá então seu rompimento.


Portanto, quando as situações “3”e “4” ocorrerem as barragens de terra poderão ser construídas, associadas a elementos de segurança (núcleo e, ou cobertor impermeáveis).

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Domingos jaime Chinguinheca

25 de set. de 2023

Gostei bastante

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2023

Olá, Domingos Jaime! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Luciano jesus de Paula Jesus de Paula

27 de set. de 2021

Gostaria de saber pôr que na minha barragem não costuma segurar muito a água

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de set. de 2021

Olá, Luciano! Como vai?

Recomendo que procure um engenheiro especializado na área ai na sua região, para que este profissional consiga analisar o que esta acontecendo com sua barragem e possa orientá-lo de forma mais eficiente.

ADRIANO CALUHONGUE CAVELA

7 de abr. de 2021

QUERO SABER MAIS DETALHES DO CURSO.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2021

Olá, Adriano

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Antônio Gilvandro Ferreira Macedo

12 de fev. de 2019

Muito bom gostaria de saber mais sobre o assunto de pequenas barragem

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev. de 2019

Olá Antônio,

Agradecemos a visita e comentario em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Paulo cesar silva dos santos

17 de jan. de 2019

Boa noite sou especialista em represas,e venho sempre tentando aprimorar os meus conhecimentos e dicas são sempre bem vindas,Belo vídeo estão de parabéns...aproveitando se não houver problemas deixo aí o meu contato para quem esteja interessado em fazer uma represa ou algo do seguimento,temos os melhores equipamentos com um preço que cabe no seu bolso,estamos localizados em campo alegre de Goiás Go atendemos qualquer região fone 064 9 99214780/064 9 96076162.email:Paulo.cesar_cesar@hotmail.com aguardo o seu contato.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan. de 2019

Olá Paulo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamentente,

Mariana Caliman Falqueto

wanderley moreira benazet neto

21 de fev. de 2018

O vídeo é muito bom. Curto porém objetivo. Parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev. de 2018

Olá Wanderley,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

josemir pereira de sou

25 de ago. de 2017

Eu quero manda construir uma barragem em minha propriedade la dar 50 metros de largura, quero construir lar com 3 metros de altura, tem como lar é argila,e ai vou fazer o eu quero criar peixe, e plantar hortaliça mim manda uma surjestão

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2017

Olá, Josemir.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. De acordo com a matéria, solos firmes e profundos, com características argilosas têm a condição ideal para a construção de barragens de terra, pois sendo os solos secos, firmes e profundos, a barragem poderá ser assentada diretamente sobre o solo. Entretanto, antes de iniciar a sua construção, recomenda-se fazer uma aração (com arado de discos ou de aivecas) no local, onde a sua base será assentada. A finalidade dessa aração é permitir que, após a compactação, ocorra uma boa condição de ligação entre a primeira camada de terra do maciço e o solo, permitindo que ele fique bem fixo ao solo, garantindo, portanto, uma boa condição de estabilidade. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?