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Quer ter sucesso no trabalho? Melhore sua relação interpessoal

Relação interpessoal é a relação estabelecida entre as pessoas. Julgamento precipitado, ataque pessoal, fofocas e mentiras, e preconceitos são os principais causadores de desavenças e discórdias no ambiente de trabalho

Quer ter sucesso no trabalho? Melhore sua relação interpessoal    Artigos Cursos CPT

 

Relação interpessoal, como o próprio nome diz, é a relação estabelecida entre as pessoas. Como você se relaciona com o seu colega de trabalho? Há respeito quando as diferenças ou os conflitos surgem? Há contribuições para facilitar a realização do trabalho do outro? As divergências de opiniões são discutidas de maneira respeitosa? “Se você respondeu sim a essas perguntas, de fato, você possui características fundamentais para um bom trabalho em equipe”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Para melhorar suas relações interpessoais, pondere sobre as questões abaixo


1- Julgamento precipitado
Não tire conclusões ou emita opinião sem apreensão devida dos fatos. Lembre-se de que a aparência e a boa conversa costumam enganar. Um perigoso ser chamado psicopata geralmente tem um jeito sedutor e uma conversa convincente, não é? No ditado popular “o capeta vem em forma de anjo”. Tem toda razão, pois, se viesse com chifres e bolas de fogo na boca, todo mundo correria.

2- Ataque pessoal
Ninguém gosta de ser chamado de incompetente, mal educado, grosso ou receber agressões similares. Como comportamento gera comportamento, tais atitudes só servirão como combustível para brigas. Quando houver a necessidade de apontar características pessoais inadequadas, procure utilizar vocabulário que não ofenda o caráter pessoal.

3- Fofocas e mentiras
Procure saber o objetivo de um comentário ou conversa. O fofoqueiro fala o que não tem necessidade de ser dito, enquanto o mentiroso, que age de má-fé, fala para prejudicar alguém de quem geralmente não gosta ou sente inveja. Em ambos os casos, servem apenas como lenha na fogueira para acender ainda mais a discórdia e inviabilizar as relações entre as pessoas. Lembre-se de que, para os rumores acontecerem, dependerão de quem dá atenção a eles!

4- Preconceitos
Não diminua ou dê pouco crédito às pessoas por terem orientação sexual, religiosa, cor ou condição social diferente da sua. Para relacionar bem é preciso ter educação. Humildade e simplicidade fazem parte da educação. Além disso, estão previstos na Constituição Federal Brasileira punições para danos e assédios, quando identificados nas relações de trabalho.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Planejamento: tática fundamental para o sucesso das empresas
- Por que eu devo capacitar meus funcionários e colaboradores?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

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