WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quem manda em casa: ele, eles ou eu?

Na fase de dominância canina, os filhotes começam a testar os outros membros para saber quem é o líder. Nesse momento, é importante mostrar ao cãozinho que quem manda é você

Quem manda em casa: ele, eles ou eu?   Artigos Cursos CPT

 

A fase de dominância canina, que vai do terceiro ao quarto mês, talvez seja um dos temas mais controversos entre muitos treinadores. Muitos autores admitem que nessa fase os filhotes começam a testar os outros membros para saber quem é o líder. A comunicação corporal, que é a principal linguagem dos cães, está estabelecida e ele pode iniciar a comunicação verbal, que muitos treinadores e donos utilizam, apresar de ser a mais difícil para o cão entender.

As brincadeiras tornam-se mais brutais e sofisticadas. Iniciam-se as atividades grupais coordenadas. “Por isso, muitos falam que os filhotes começam a testar todos aqueles que fazem parte de sua matilha para saber quem será o líder”, afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães.

Ainda, de acordo com esse pensamento, alguns treinadores falam que é importante mostrar ao cãozinho que você é o líder. Ele irá testá-lo, na maioria das vezes, por meio de brincadeiras. As respostas serão manifestadas mais de acordo com o que já foi trabalhado com o cão, desde o período em que ele estava com a mãe. Caso tenha passado por todas as etapas de forma sociável, e vivenciando a harmonia com os humanos e outros animais, superado o medo sem traumas, será muito mais fácil realizar o trabalho.

Evidentemente, os filhotes são indivíduos e cada um apresenta uma personalidade. Diversos pesquisadores modernos têm questionado a premissa da hierarquia em que o cão está em constante busca pela liderança da matilha e se submete somente quando perde a dominância através da força. Esses pesquisadores propõem que o treino não deverá ocorrer de forma forçada, mas conforme as linhas motivacionais, utilizando reforçadores positivos. Não é necessário ser dominante em relação ao cão, e sim mostrar que existem regras e estas regras devem ser cumpridas.

Assim o controle do comportamento do cão é alcançado por meio do controle de tudo aquilo que o cão quer e precisa, tal como comida, interação social, em vez de se basear na força, para atingir aquilo que a ciência hoje em dia chama de uma dominância artificial sobre o cão. Se você controlar os recursos, o cão irá responder por interesse próprio. Essa modificação comportamental tem o mesmo efeito que dominância através da força, para controlar o comportamento do cão, porém de forma muito mais harmônica e respeitando o bem-estar do animal.

Ao se observar os chamados líderes da matilha, pode-se verificar que eles quase nunca utilizam a força, mas se impõem pelo respeito e por seu conhecimento para o bem de todos. De qualquer forma, os filhotes, nessa época, passam a testar os seus limites e é fundamental que o treinador mostre regras, ensinando o que é certo e o que é errado.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias a seguir:


- Por que a fase de socialização é importante para os cães?
- Meu cão foi mordido por um outro e está ferido. O que fazer?
- Adestramento de cães: esquema de reforçamento

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?