WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quarto de milha, animal dócil, forte e veloz

A raça é indicada principalmente para provas de velocidade em geral

 

A raça tem várias colorações de pelagem. Foto: abqm.com.br

O quarto de milha é de origem norte-americana e no Brasil está presente desde a década de 50. É uma raça admirada por sua calma e suas habilidades em competições equestres.

Histórico

Conhecido por sua agilidade e força, o quarto de milha nasceu do cruzamento entre cavalos originários da Arábia e da Turquia com outros provenientes da Inglaterra. Essa experiência foi realizada pelos colonizadores da América do Norte, nos primórdios do século 17. Assim, o oeste norte-americano foi desbravado com a ajuda dessa raça. Isso explica por que a mais antiga associação de criadores, bem como uma das maiores, esteja localizada no Texas, EUA.

Na época da colonização norte-americana, o quarto de milha foi empregado na condução de rebanhos e também na realização de corridas informais. O nome designado à raça nasceu em função da distância a que aconteciam essas corridas, um quarto de milha, ou seja, 402m.

No Brasil, essa raça de cavalo aportou nos anos dourados, importada obviamente de uma empresa norte-americana do Texas, referência no ramo. Já na década seguinte, surgiu no estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

De acordo com dados da referida associação, até agosto de 2011, o país contava com 358.087 animais registrados e 61.415 criadores cadastrados. A raça é muito popular em todo o Brasil, principalmente no Sudeste, Norte e Nordeste, sendo criada para participar de provas de vaquejada e de velocidade em geral, como 3 tambores e 6 balizas.

Características raciais

Dócil, forte e veloz, o quarto de milha é um cavalo ideal para as competições equestres, atendendo a várias modalidades, sendo portanto considerado também uma raça versátil.

Esse animal apresenta várias colorações de pelagem, entre elas a alazã, a castanha, a preta, a rosilha e a tordilha. Possuem altura média de 1,50m e pesam, de modo geral, 500 kg. Seu lombo é curto e a musculatura proeminente. Essa característica muscular também se destaca nos mebros posteriores, como as coxas, as pernas e a soldra. Já a garupa é longa e discretamente inclinada. O tórax, por sua vez, é formado de costelas largas e elásticas.

O dorso também é musculoso, com aparência semi-chata, que fica coberta pelo arreamento. Já o pescoço é médio e a garganta é estreita facilitanto o manuseio das rédeas. Outra característica interessante é a flexibilidade proporcionada pelo bordo inferior, que é reto e destaca-se do tronco.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

lidiane helena oliveira de almeida

26 de jan. de 2019

Muito bom seu conteúdo!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jan. de 2019

Olá Lidiane,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Ateciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!