WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os principais tipos de sistema hidropônico?

No sistema hidropônico, as plantas se desenvolvem, sem a utilização do solo, alimentadas por uma solução nutritiva, onde são dissolvidos sais com nutrientes essenciais

Quais os principais tipos de sistema hidropônico?

Segundo Clério Hickmann, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, cultivo hidropônico significa cultivo na água. Por meio dele, as plantas se desenvolvem, sem a utilização do solo, alimentadas por uma solução nutritiva, onde são dissolvidos sais com nutrientes essenciais às plantas. No sistema hidropônico, podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais.

O sistema hidropônico ideal é determinado pelas exigências da cultura, pelas condições climáticas da região, pelos cuidados exigidos conforme o tipo de sistema e pelo capital disponível para investimento. Como são inúmeros os fatores a serem considerados, é importante consultar um profissional especializado para a escolha do melhor sistema. Vejamos os principais:

Sistema hidropônico de aeroponia


O sistema hidropônico de aeroponia apresenta tecnologia avançada e exige alto investimento. Nele, as plantas são suspensas em uma câmara. Em seu interior, ficam as raízes, que recebem nebulização periódica da solução nutritiva. Já no meio externo, ficam as partes aéreas das plantas, que recebem luz artificial ou natural.

Sistema hidropônico floating


No sistema hidropônico floating, as plantas flutuam na solução nutritiva e suas raízes permanecem submersas nela. Uma placa de isopor é colocada, em cima do reservatório com a solução nutritiva, que deve ser substituída e oxigenada periodicamente. Nessa placa, há pequenos furos, que acomodam as plantas.

Sistema hidropônico de gotejamento


No sistema hidropônico de gotejamento, as plantas são acomodadas em substrato, com gotejadores sobre a superfície, acionados por um temporizador. Mesmo sem o contato das raízes com a solução nutritiva, elas absorvem nutrientes tão somente desse líquido.

Sistema hidropônico NFT 


O sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) é o mais utilizado. Nele, há uma motobomba, acionada por um temporizador, que faz a solução nutritiva circular por todo o sistema e voltar ao reservatório por tempo determinado. A solução nutritiva deve ser substituída periodicamente. Além disso, os tubos e o reservatório devem ser limpos e desinfetados frequentemente.

Sistema hidropônico de pavio


O sistema hidropônico de pavio é o mais utilizado em casa, especialmente em vasos decorativos. Nesse ambiente fechado e estático, um pavio conecta o vaso da planta a um reservatório com a solução nutritiva. Para nutrir a planta, a solução sobe por esse pavio, por meio de um fenômeno chamado capilaridade.

Sistema hidropônico de subirrigação


No sistema hidropônico de subirrigação, há uma motobomba e um temporizador para que a solução nutritiva circule para irrigar as raízes das plantas, periodicamente, de duas a três vezes por dia. Após esse processo, a solução volta ao reservatório.

Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia - O Cultivo sem Solo

Hidroponia - Solução Nutritiva

Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface

Fonte: blog.belagro.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?