
Há algumas décadas, o governo enviava alimentos praticamente prontos para as escolas. As merendeiras apenas os colocavam na água fervente, misturavam e esperavam que cozinhassem. Após 1994, ao invés de enviar alimentos, o governo passou a enviar verbas para que alguns municípios e estados os comprassem.
A partir de então, a alimentação escolar passou a ser servida segundo o hábito dos alunos, preparada com alimentos in natura.
Em 2009, as escolas passaram definitivamente a receber alimentos frescos e, com isso, a manipulação dos alimentos tornou-se maior, exigindo da merendeira escolar muito mais trabalho e cuidados. Década após década, o trabalho da merendeira vem sofrendo diversas transformações, tornando-se muito mais intenso e complexo.
Do preparo de uma simples merenda, que constava à base de leite com achocolatado e biscoitos, arroz-doce, mingaus e polenta, a merendeira escolar prepara refeições em período integral, seguindo cardápios balanceados por nutricionistas e utilizando alimentos frescos.
Hoje, além de elaborar o alimento escolar, a boa merendeira dá importância ao cuidado e ao afeto na relação com os alunos, o que deve ser reconhecido. Por isso, é importante que essa profissional tenha um treinamento adequado, contando com o apoio de uma nutricionista, para o planejamento e o monitoramento de suas atividades, e assim, desempenhar com destreza suas inúmeras atribuições.
Atualmente, nas escolas brasileiras, são inúmeras as funções da merendeira, desde a limpeza e organização da cozinha até os cuidados com os insumos usados na confecção dos alimentos.
Principais funções da merendeira:
1. Zelar pela limpeza e organização da cozinha;
2. Receber do nutricionista e da direção da escola as instruções necessárias;
3. Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar;
4. Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar;
5. Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
6. Preparar as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com a receita padronizada, de acordo com o cardápio do dia;
7. Distribuir as refeições, no horário indicado pela direção da escola;
8. Organizar o material sob sua responsabilidade na cozinha e nas dependências da cozinha (despensa, sanitário, caso seja exclusivo para uso da merendeira);
9. Cuidar da manutenção do material e do local sob seus cuidados;
10. Trajar o uniforme fornecido pelo Serviço de Alimentação Escolar ou pela direção da escola.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Bernardete Nunes et al.
Confira o Curso CPT Capacitação para Cozinheira/Merendeira Escolar - Curso 1 - Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Sirleide Floriano Lisboa
7 de mar. de 2022Olá gostaria de saber se existe quantidade de alunos por merendeira?

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de mar. de 2022Olá, Sirleide! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro

Andréa de Sá Alves
8 de fev. de 2022Bom dia, gostaria de saber se existe curso para se especializar na profissão de merendeira no setor público

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de fev. de 2022Olá, Andréa! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Existe sim!
O CPT possui um Curso de Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar. Para saber mais, acesse o link: https://bit.ly/35ZxvOH ou deixe seu telefone que uma de nossas consultoras entrará em contato.
Forte abraço!
Lorena

Cleusa
6 de fev. de 2022Li aqui uma pergunta, se nós merendeiras somos obrigado a cozinhar para funcionários, não somos a merenda é destinada as crianças e não para funcionários isso é lei funcionários tem ticket talvez cesta básica portanto eles que traga de casa tudo que tem em uma cozinha de escola ou creche pertence exclusivamente as crianças ninguém nem as merendeiras pode usufruir, falo isso porque trabalho em uma creche e as vezes em escolas aconteceu de funcionários exigir eu com merendeira procurei as autoridades ou seja até MP hoje ninguém mais se alimenta

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de fev. de 2022Olá, Cleusa! Como vai?
Fico feliz com sua visita!
É sempre importante estar atento aos seus direitos, por isso recomendo que procure em sua cidade o Sindicato dos Trabalhadores para que o mesmo consiga orientá-la de forma mais eficiente.
Forte abraço!
Lorena

Sonia Aparecida Cruz De Oliveira
24 de out. de 2021Sou cozinheira de um ceif gostaria de.saber se tenho que parar o atendimento na hora de pique da cozinha.para receber mercadoria da dispensa e assinar nota

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de dez. de 2021Olá, Sonia! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Apesar da merendeira trabalhar com o preparo da alimentação dos alunos, por lei, pode ocorrer de exercer outras funções, por isso recomendamos que procure um especialista na área para que o mesmo consiga orientá-lo da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Antonia
6 de out. de 2021Sou merendeira de uma escola municipal gostaria de saber si sou obrigada a cozinha para funcionários da escola?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de out. de 2021Olá, Antonia! Como vai?
Fico feliz com sua visita!
É sempre importante estar atento aos seus direitos, por isso recomendo que procure em sua cidade o Sindicato dos Trabalhadores para que o mesmo consiga orientá-la de forma mais eficiente.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Claudia Pereira da Silva
26 de set. de 2021Muito bom esse projeto de vcs.

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de set. de 2021Olá, Claudia! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)
Forte abraço!
Marcela Teixeira

Angélica aparecida Carvalho Soares
29 de jul. de 2021Gostaria de fazer o curso de merendeira como faço

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jul. de 2021Olá, Angélica
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Mônica
18 de mar. de 2021Gostaria de fazer o curso para merendeira qual o procedimento?

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de mar. de 2021Olá, Mônica
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Maria Helena da Conceicao
17 de ago. de 2020Boa noite, eu gostaria de saber como posso fazer isse curso porque pretendo trabalhar nesse área.gostei muito das explicações.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de ago. de 2020Agradecemos sua visita a nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

IEDA CRISTINA MUNIZ DA FONSECA
9 de nov. de 2019BOA TARDE !! SOU MERENDEIRA E ADOREI AS INFORMAÇÕES ..

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de nov. de 2019Olá, Ieda
Como vai?
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
O CPT disponibiliza diversos cursos na área em questão, que ao adquiri-los você terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/busca/cursos/merendeira e confira os cursos que temos na área.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes