WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Propriedades medicinais da Aloe vera

Popularmente conhecida como “babosa”, a aloe vera possui diversas propriedades medicinais

Aloe vera - imagem ilustrativa

Alessandra Aziz, professora do Curso CPT Farmácia Viva – Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais, esclarece que o uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade, mas saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que o remédio funcione.

Algumas plantas possuem tantas propriedades medicinais, que são utilizadas para a fabricação de diversos produtos. A Aloe vera é uma das mais conhecidas, tornando-se um dos principais ingredientes de cremes, sabonetes, géis, shampoos e condicionadores, entre outros. Contudo, ela não possui somente essa finalidade, pois é potente mesmo que não esteja empregada em cosméticos.

O que é a Aloe vera?

Ainda que o nome pareça familiar, a aloe vera é conhecida popularmente como babosa. Ela é uma suculenta que pertence à família Aloaceae, possui folhas verdes e grossas que têm, no seu interior, o gel característico da planta, que é rico em substâncias medicinais e muito utilizado popularmente.

Quais são as propriedades medicinais da aloe vera?

É possível dividir as suas folhas em três partes: a externa, da qual se obtém o látex; a central, que é gelatinosa e dotada de polissacarídeos, vitaminas, cálcio, potássio, magnésio, zinco, aminoácidos, enzimas, entre outros; e a cutícula, que também é externa.

Para que se aproveite todas as suas propriedades medicinais, deve-se tomar todos os cuidados na hora de manipular os princípios ativos, isto é, a forma como você os extrai, processa e armazena é que será responsável pela qualidade e pelos efeitos medicinais que a planta pode proporcionar.

- Pele

Os benefícios para a pele são vários, dado que a planta possui a capacidade de penetrar suas três camadas. Além de restituir os líquidos perdidos e reparar os tecidos de dentro para fora em casos de queimaduras, também funciona como um bom cicatrizante e estimulante da produção de colágeno.

- Articulações

Devido à presença de polissacarídeos, é capaz de ajudar no rejuvenescimento das articulações e no tratamento de bursite, tendinite e artrite reumatoide. Ainda, consegue amenizar o desconforto e age contra o enrijecimento de órgãos.

- Saúde bucal

Problemas comuns em consultórios odontológicos, como a estomatite aftosa, gengivite e periodontite podem ser combatidos com a popular “babosa”. Também se afirma que o gel dentário produzido com a aloe vera é considerado eficaz para controlar bactérias que causam as famosas cáries.

- Câncer

Ainda não há estudos que, de fato, comprovem a verdadeira eficácia da aloe vera para tratamentos oncológicos. Contudo, uma pesquisa realizada em 2015 apontou que essa planta pode atuar na inibição do crescimento de células cancerígenas e aumentar a eficácia terapêutica de drogas convencionais.

- Diabetes

Estudos apontam que a aloe vera também possui efeito hipoglicemiante, isto é, os antioxidantes presentes nela podem ajudar a reduzir a glicemia e regular a absorção de insulina pelo organismo.

Posso ingerir a aloe vera?

Desde 2011, está proibida a venda de produtos com a planta para consumo alimentar, devido ao fato que ainda não há comprovação científica sobre esse tipo de uso. Lembre-se sempre de buscar orientação com um profissional da saúde antes de utilizar a planta para qualquer fim medicinal. É comum que se encontre em redes sociais diversas “receitas” com a aloe vera, que prometem inúmeros benefícios. Contudo, informe-se sempre com quem tenha conhecimento para isso.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Farmácia Viva – Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais
Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia
Produção Comercial de Plantas Medicinais

Fonte: VivaBem – uol.com.br/vivabem/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!