“Lidar com crianças com TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), é um trabalho árduo, que requer empenho, dedicação, conhecimento e uma intensa relação com a família, que precisa ser acolhida pela escola. Com isso, o resultado será gratificante e maravilhoso”, ressalta Luciana Fiel, Mestra em educação e professora do Curso CPT a Distância e Online A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Em sala de aula, é importante que o professor observe alunos irrequietos e ansiosos, que não param sentados, perturbam outros colegas, não têm interesse pelos estudos e se distraem diante de qualquer novidade que não envolva a aula. Estes podem ser sinais indicativos de TDA/H e exigem do professor ações, desde uma simples conversa com os pais, até dinâmicas realizadas em sala de aula.
Normalmente, alunos com TDA/H são extraordinariamente criativos, o que torna toda atividade monótona motivo de distração. Por esse motivo, torna-se inevitável estimular esses alunos com atividades lúdicas, que os motivem e envolvam no processo de aprendizagem. O papel dos pais é imprescindível, tanto no acompanhamento do progresso do filho como na busca de tratamentos, que auxiliem no quadro comportamental da criança.
A maior parte das crianças com TDA/H respondem muito bem a esses tratamentos. Elas melhoram a atenção, a concentração, o comportamento e o rendimento escolar. Além da progressão na capacidade de aprendizado, elas aprimoram a forma como se relacionam com colegas e professores. Com o tempo, as atividades escolares deixam de ser desestimulantes. Daí a necessidade de se planejarem ações em conjunto.
Passos importantes por parte do professor:
1. Simplificar o modo de comunicação, com expressões mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos;
2. Passar para os alunos orientações e atividades mais acessíveis e de fácil assimilação, preferencialmente que envolvam o lado lúdico;
3. Mostrar aos alunos como usar cartões de lembretes e trabalhar com eles a musicalidade (ambas as atividades estimulam a memória);
4. Antes de dar início à aula e ao conteúdo propriamente dito, chamar a atenção dos alunos sobre o que será abordado na aula;
5. As avaliações devem ser individuais, com critérios distintos, sem considerar o aprendizado dos alunos com TDA/H o mesmo que o dos demais alunos.
Sugestões de atividades e técnicas:
->Utilização de outros alunos como tutores e do automonitoramento no trabalho em grupo;
->Utilização da repetição das instruções e do reforço nos momentos de transição;
->Utilização de agendas de tarefas definidas e do sistema de estudo colega/parceiro;
->Utilização de ritmos e melodias com instruções visuais e auditivas;
->Utilização de computadores e atividades práticas, com foco no trabalho dos alunos;
->Utilização de instrumentos musicais, como exercícios de relaxamento/alongamento.
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Leia o artigo "Como identificar adulto com TDAH?"
Fontes: tdah.org.br; cpt.com.br
Por Andréa Oliveira.
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