Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.
A aula dialógica é envolvente, mas o professor deve se preparar para usar a técnica da melhor maneira possível, de forma a conseguir direcionar seus alunos para o diálogo produtivo. E para tornar a aula participativa, envolvendo os alunos ativamente no processo ensino aprendizagem, o professor deve estar preparado para fazer perguntas.
Aqui, é necessário fazer uma referência ao livro do educador norte-americano Doug Lemov, denominado “Teach like a Champion”. Dentre as muitas técnicas apresentadas nesse livro, algumas merecem destaque, porque têm a ver com a qualidade da aula expositiva dialogada:
1- Não se esquive
Use a técnica de não aceitar um "não sei" como resposta. Como já abordada, faça a pergunta a outros alunos, até obter a resposta correta, retornando, então, a pergunta para o aluno que respondeu “não sei” da primeira vez.
2- Certo é certo
Busque respostas corretas e não quase corretas, ou mais ou menos corretas. Repita as perguntas, ou peça a outro aluno para elaborar um pouco mais a resposta dada pelo colega anterior. Busque formas de levar os alunos até a resposta que seja totalmente correta.
3- Estique a resposta
Faça perguntas adicionais sobre o mesmo tema, para tornar mais completa a resposta correta dada anteriormente, promovendo um raciocínio mais amplo.
4- Respostas bem formatadas
Procure ajudar seus alunos a usarem sentenças completas e bem formuladas em termos gramaticais.
5- Circule
Ande, estrategicamente, por toda a sala durante sua aula, de forma a estar próximo da maioria dos alunos, na maior parte do tempo.
6- Seja positivo
Ao fazer intervenções para corrigir os alunos, por mais que as observações feitas estejam erradas, faça-o sempre de uma forma positiva e construtiva. Nunca desvalorize a participação de um aluno.
7- Não seja vago
Seja específico e preciso ao falar com seus alunos, evitando usar expressões vagas. Por exemplo: se os alunos estão distraídos, dando a atenção a alguma coisa na janela da sala, que está desviando sua atenção, não diga apenas “não se distraiam”. Explique como eles devem fazer e demonstrar isso, ou seja, diga "atenção, parem de se distrair com a janela, porque vocês estão deixando de acompanhar a solução deste problema".
8- Faça novamente
Fazer novamente, certo e melhor, é a forma mais adequada de agir, quando os alunos falham em suas tarefas.
9- Aula prazerosa
Quando o professor trabalha com alegria e de forma positiva, o ambiente fica agradável, o que é extremamente positivo para o processo de aprendizagem.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos
- Aula dialógica: o que devem fazer os professores?
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, da Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.