WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produzir feno é vantajoso? Vale mesmo a pena?

Sim, é. Conservar e armazenar forragens devem ser atividades consideradas como prioritárias em um sistema de produção, seja pecuária leiteira, seja pecuária de corte

Produzir feno é vantajoso? Vale mesmo a pena?   Artigos Cursos CPT

 

Se você tem dúvidas sobre a viabilidade ou não de produzir feno para alimentar seus animais, saiba então que conservar e armazenar forragens devem ser atividades consideradas como prioritárias em um sistema de produção, seja pecuária leiteira, seja pecuária de corte. Diversas alternativas são colocadas aos produtores, sendo que a fenação é uma delas. Na fenação, utilizam-se técnicas para que a forragem possa ser desidratada, produzindo um alimento de alta qualidade, o que pode ser entendido como uma combinação de propriedades químicas, físicas e biológicas que, somadas, vão afetar o consumo, a digestão e a transformação da forragem em nutrientes para a mantença dos animais e para a produção, seja de leite ou de carne.

“Podemos definir o feno como um tipo de forragem que sofreu um processo de desidratação até que atingisse um teor de umidade suficiente para que o material se mantivesse estável nas condições ambientais, ou seja, protegido da umidade, mantendo sua qualidade por um longo período”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização.

O teor de umidade necessário para que isso ocorra, normalmente, está na faixa de 10% a 20%, que é mais ou menos a umidade relativa do ar em um dia sem chuva. A estabilidade da forragem fenada, devido à baixa quantidade de água disponível, vai determinar uma redução considerável de processos biológicos, que normalmente ocorrem na forragem cortada, particularmente, o crescimento de fungos e o surgimento de fermentação.

Vantagens da produção de feno


Como alimento, o feno oferece grandes vantagens sobre outros tipos de forragens conservadas. O feno é um alimento de alta qualidade, que pode ser usado rotineiramente ou estrategicamente para suprir o déficit de alimentos volumosos na estação seca ou nos períodos de baixo crescimento das pastagens, na criação dos mais diversos tipos de animais. Por isso, está cada vez mais presente na dieta de equinos, ovinos, caprinos, vacas leiteiras de alta produção, além de bovinos de leite e corte que participam de feiras e exposições.

O feno apresenta diversas vantagens interessantes, entre as quais podemos destacar:


- É um tipo de alimento conservado que oferece grande facilidade de transporte e manuseio. Particularmente, quando a forragem fenada é embalada na forma de fardos retangulares.
- É tecnicamente versátil, já que tanto propriedades grandes como pequenas podem produzi-lo, porque o processo é muito viável técnica e economicamente.
- É um produto que apresenta boa versatilidade em relação ao seu armazenamento. Em pequenas quantidades, pode ser armazenado em um cômodo pequeno, desde que o local esteja protegido de umidade e da incidência de luz solar direta.
- É um produto altamente comercializável, em qualquer região do país, em quantidades razoáveis e com demanda crescente.
- Não depende de processos fermentativos complexos, como ocorre com as silagens, cuja produção demanda um ambiente anaeróbio para que ocorra e para que o alimento se mantenha conservado.
- Ao contrário da silagem, que em contato com o ar perde qualidade, significativamente, em poucas horas, o feno não se estraga de forma tão acelerada, aerobicamente falando, ou seja, perde menos qualidade quando em contato com o oxigênio.

É importante juntar a essas vantagens a ótima qualidade nutricional do feno como alimento de ruminantes e de equino. Enfim, desde que seja produzido corretamente, com boas forragens, o feno atende a dieta da maioria das categorias animais, no manejo nutricional de bovinos, equinos, ovinos, entre outros.

Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?