
Os produtores de café orgânico acatam severamente dois princípios básicos:
I. Não utilizam agrotóxicos, que desequilibram o solo, a planta e eliminam os inimigos naturais, e
II. Os sistemas de produção orgânica geram um equilíbrio solo/planta pelo uso da matéria orgânica, produzindo plantas mais resistentes a pragas e doenças.

O mexico foi o primeiro país a ter a certificação orgânica e, atualmente, é o com maior produção mundial de café orgânico
Os principais países produtores de café orgânico certificados são México, Peru, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Brasil e Colômbia. A produção mexicana foi a primeira a ter a certificação orgânica e, atualmente, é o com maior produção mundial.
Segundo o Conselho Mexicano do café, os produtores de café orgânico são principalmente camponeses indígenas dos Estados de Chiapas, Oaxaca, Vera cruz e Guerrero. No Brasil, as principais regiões produtoras de café orgânico são o Espirito Santo, o sul de Minas e o interior de São Paulo, além dos Estados da Bahia, do Ceará e Paraná.
O café orgânico também está presente na Ásia, sendo o seu maior representante a Indonésia. Além desse , o continente asiático conta com a produção do Vietnã, Timor Leste e Nova Guiné. Na África, o café orgânico é produzido no Camarões, na Etiópia, no Quênia, Madagascar, Tanzânia e Uganda.

No Brasil, as principais regiões produtoras de café orgânico são o Espirito Santo, o sul de Minas e o interior de São Paulo
A saca do café orgânico geralmente custa o dobro da saca do café tradicional. Sendo assim, mesmo com o mercado pequeno, com custos de produção em torno de 20% a 30% superior ao convencional, a produção orgânica de café é lucrativa e sustentável.
O mercado para o café orgânico tem crescido sensivelmente, principalmente no exterior, oferecendo boa demanda pelo produto, e preços mais altos que os pagos pelo produto convencional. Os principais mercados de café orgânico são os Estados Unidos da América, a União Europeia e o Japão. Pesquisas confirmam que os consumidores dos países desenvolvidos estão dispostos a pagar entre 15% e 20% a mais pela bebida orgânica.
Aprimore seus conhecimentos sobre a produção de café, acessando os Cursos CPT, da área Cafeicultura, entre eles o Curso Produção de Café Orgânico, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Agora, conheça algumas particularidades sobre a produção de café orgânico nas matérias dispostas abaixo. Certamente elas o ajudarão a realizar uma produção ecologicamente correta e com chances reais de total sucesso. Veja!
- Sistema orgânico de plantio de café minimiza os problemas de sustentabilidade do setor
- O cultivo de café orgânico é ecológico e livre de agrotóxicos
- Agricultura orgânica - conceitos e fundamentos de produção do café
- Café Orgânico - agricultura convencional x agricultura orgânica
- Produção de mudas de meio ano e de uma ano
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.