A relação entre o marketing e sucesso de uma empresa é importante, pois para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos que envolvem o marketing. Além disso, qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se ele, o cliente, for encarado como o centro de todo o processo.
Aktsuê Watanabe, professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas, explica que o marketing é uma estratégia administrativa, isto é, todo conjunto de ações que você deve implantar na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto ou serviço, possibilitando o seu sucesso.
O antigo marketing boca a boca ainda funciona, mas não é mais o único meio de divulgação do seu produto ou negócio. Atualmente, com o advento da internet e a facilidade de comunicação entre as pessoas, há várias outras formas de marketing que podem produzir resultados importantes para sua empresa.
Conheça a seguir os principais tipos de marketing:
Marketing direto
O nome já diz tudo: o marketing direto é aquele feito sem intermediações, ou seja, diretamente entre a empresa e o consumidor final. Através de campanhas ou de forma direcionada, empresas podem comunicar ofertas ou divulgar produtos por e-mail, por telemarketing ou na venda direta.
Marketing indireto
De forma contrária ao direto, o marketing indireto é aquele feito de forma mais sutil e forma do contexto publicitário. Muitas empresas não investem no envio direto de informações aos clientes em potencial, mas sim em manter a marca viva na mente do seu público para que ela seja a escolhida quando ele tiver necessidade.
Marketing social
É o tipo que tenta promover uma ideia, em vez de um bem material. Exemplo desse tipo são as campanhas de cuidado com o meio ambiente, combate ao mosquito da dengue ou até mesmo de combate à violência, focando em um bem-estar comum.
Marketing de relacionamento
Muitas empresas acreditam que, após a venda, o cliente não é mais necessário. Porém, muito se investe no pós-venda, formando um vínculo entre as duas partes e criando um relacionamento para que o consumidor se torne “fiel”. Esse tipo de marketing é expresso no envio de mensagens em datas comemorativas, como aniversário ou festas de fim de ano, por exemplo.
Marketing de nicho
Essa forma de marketing é mais direcionada, isto é, tem a intenção de atender à demanda de uma parte específica do mercado, que possui alto potencial, mas que ainda não está sendo explorada. É um tipo de marketing que requer muito conhecimento sobre o nicho no qual se deseja “investir”.
Marketing de conteúdo
Em poucas palavras, consiste na elaboração de conteúdo relevante sobre tópicos relacionados ao seu negócio, para que os possíveis clientes consigam encontrar o seu negócio. É comum encontrar na internet E-books, infográficos e até canais em sites de vídeos com tal finalidade.
Marketing promocional
Tem como foco principal motivar os consumidores a consumir seu negócio, com a realização de sorteios, concursos, ofertas, disponibilização de cupons de descontos ou experimentação do produto para que os clientes “sintam” antes de comprar.
Mobile Marketing
Com a popularização dos smartphones, eles se tornaram um canal potente de comunicação entre empresas e clientes. Logo, o marketing feito via mobile permite aos empresários atingir um número maior de clientes em potencial e de forma mais rápida.
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Fonte: Klick Pages – klickpages.com.br/blog/
por Renato Rodrigues
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