WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais doenças em Agapornis

De forma geral, os Agapornis são bastante resistentes a qualquer tipo de doenças e outras condições ambientais.

De forma geral, os Agapornis são bastante resistentes a qualquer tipo de doenças e outras condições ambientais.

Apesar de serem bem resistentes a doenças, é necessário um bom controle sanitário e uma boa alimentação para manter o criadouro livre de qualquer doença ou infecção. A alimentação deve ser balanceada e os alimentos guardados em local fresco. As gaiolas exigem uma boa limpeza semanal e de preferência com fundo falso para que os Agapornis não pisem em suas fezes e urinas. Além disso, é importante a troca de água todos os dias e lavar a gaiola uma vez na semana.

"O Agapornis, de maneira geral é uma ave muito resistente, porém sujeito a doenças respiratórias, principalmente no período de início da muda (fins de novembro) até o fins de fevereiro; época em que a oscilação entre a baixa umidade e a alta umidade se dá no mesmo dia (nas chuvas)", explica o professor Paul Richard do Curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis.

Tipos de doenças mais recorrentes:


 - Tumores: apresenta causas variadas, podendo ser até pela genética. Não há muitas alternativas do que se pode fazer.

 - Aspergilose: Causada por fungos, é conhecida também por pneumonia micótica. Atinge o sistema respiratório e pode chegar até no sistema nervoso dependendo do caso. Possui tratamento difícil e a melhor forma de controle é a prevenção.

 - Clamidiose: Doença atinge diversas espécies, em que as aves contaminam outros animais, mas o contrário não acontece. Os sintomas são muito variáveis e as aves podem desenvolver a doença muito tempo depois do contágio principalmente pelo estresse.

 - Ornithonyssus: é um parasita que se alimenta de sangue. Assumem uma coloração preta ou arroxeada, após alimentar-se, sendo facilmente percebida sobre as penas. Ataca o homem, quando em contato com as aves, sendo que picadas causam coceiras por várias horas. Por serem sugadores de sangue, sua principal causa é a anemia. O tratamento é feito por meio de um spray específico, que deve ser usado, tanto nas aves como nos ninhos, nas gaiolas e em outros locais que possam servir de esconderijo.

 - Asma: a causa mais comum é uma gaiola suja e colocada em locais impróprios, ocasionando condições para inflamação nos órgãos respiratórios. O principal sintoma é a respiração penosa e abrindo o bico como se estivesse arfando. Essa doença não é totalmente curável. Um tratamento eficaz é pingar duas gotas de iodo no bebedouro.

 - Anemia: na maioria das vezes, aparece em pássaros atacados por piolhos e traças ou com alguma deficiência alimentar. Os sintomas são: o bico, as pernas e as pálpebras pálidas. O corpo magro e ataques de tremores são constantes. O tratamento é a base de uma boa alimentação rica em proteínas.

Um conselho importante, a qualquer sinal de anormalidade com os pássaros, é não fazer medicação por conta própria. Um veterinário deve ser sempre consultado em caso de dúvidas.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Criações.
Por Anna Luiza Mariquito.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

GLADYS ESTHER ABREU BATISTA

3 de abr. de 2024

Meu agaponis está die te por favor me ajude.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr. de 2024

Olá, Gladys Esther Abreu Batista! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?