WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Primeiros Socorros - avaliação das vias aéreas

Caso as vias aéreas estejam obstruídas, a falta de oxigênio produzirá, consequentemente, lesão cerebral permanente ou a morte do acidentado dentro de um prazo de 3 a 5 minutos

primeiros socorros

 

A prioridade do atendimento de emergência à vítima é obter e manter o funcionamento das vias aéreas já que, quando obstruídas elas provocam a oxigenação do cérebro e a oxigenação sistêmica do organismo.

“Caso as vias aéreas estejam obstruídas, a falta de oxigênio produzirá, consequentemente, lesão cerebral permanente ou a morte do acidentado dentro de um prazo de 3 a 5 minutos”, afirma a professora Luciana Pereira de Moraes, do curso Primeiros socorros – nas escolas, nas empresas e em residências, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Sendo assim, as vias aéreas devem estar liberadas para que a vítima possa respirar. Caso ela esteja falando ou chorando, bom sinal. Significa a desobstrução das vias enquanto que o contrário significa que a desobstrução das mesmas deverá ser realizada o mais rápido possível.

primeiros socorros

O socorrista deverá examinar a boca do acidentado procurando por pedaços de dentes, dentaduras e outros

Neste momento, o socorrista deverá, também,  examinar a cavidade oral do acidentado procurando por pedaços de dentes, dentaduras, aparelhos ortodônticos ou quaisquer outros objetos que possam estar atrapalhando a respiração da vítima e retirá-los.

“Como em qualquer outro atendimento, a prioridade é garantir a competência respiratória e, consequentemente, a oxigenação cerebral”, continua a professora Luciana Pereira de Moraes.

Se a vítima estiver consciente, identifique-se, explique o que está acontecendo, pergunte o nome dela, o que ouve e lembre-se: uma vítima consciente lhe dará informações preciosas para o sucesso do atendimento.

Caso a vítima esteja inconsciente e com suspeita de trauma, o socorrista deverá usar a técnica do VOS - Ver, Ouvir e Sentir. A princípio, ele deverá aproximar seus ouvidos bem próximos à boca da vítima, direcionando o seu olhar para o tórax da mesma e observando se há movimentos respiratórios.

primeiros socorros

O socorrista deverá observar se há movimentos respiratórios

Em seguida:
- VEJA  se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração;

- OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório. Respiração ruidosa significa obstrução das vias aéreas e os roncos podem ser obstrução parcial da faringe ou laringe;

- SINTA o calor a umidade proporcionados pela respiração da vítima.

primeiros socorros

Caso as vias aéreas estejam obstruídas, a falta de oxigênio produzirá, consequentemente, lesão cerebral permanente ou a morte do acidentado

Para finalizar, apalpe a traqueia do acidentado para saber se há desvios ou edemas (inchaços). Faça a elevação do queixo, extensão do pescoço e tração da mandíbula, caso se tenha absoluta certeza de que não há nenhuma possibilidade de trauma envolvendo a coluna vertebral em nível cervical.

Outros artigos relacionados ao tema:

Primeiros Socorros - o que fazer enquanto o atendimento especializado não chega
Primeiros Socorros - primeiro contato com a vítima
Primeiros Socorros - como agir em situação de urgência
Primeiros Socorros – técnicas de atendimento imediato que salvam vidas
Primeiros Socorros – a importância da imobilização da coluna cervical

Confira mais informações, acessando os cursos da área Desenvolvimento Pessoal.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Aziza sirage remane

15 de fev. de 2015

Gostei muito das dicas, serviram pra esclarecer muitas dúvidas!

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2015

Olá, Aziza!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo sobre primeiros socorros.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!