WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível?

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível? Sim, é! Tal como todas as culturas de interesse agronômico, pragas e doenças podem limitar a produção de cogumelos comestíveis

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível?   Artigos Cursos CPT

 

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível? Sim, é! Tal como todas as culturas de interesse agronômico, pragas e doenças podem limitar a produção de cogumelos comestíveis, além de prejudicar a aparência e qualidade final do produto. “Para manter o cultivo com baixo índice de contaminações, doenças e pragas são essenciais todas as medidas de higiene: pasteurização eficiente do substrato ou esterilização no cultivo axênico, controle preventivo de pragas que são vetores de contaminantes e patógenos e tecnologia de cultivo a mais controlada possível, desde a fase de colonização do composto pelo cogumelo”, afirma Fernanda Silveira Bueno, professora do Curso Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos

As contaminações mais frequentes e severas são devido a fungos do substrato, mas algumas bactérias (Przybylowicz e Donoghue, 1990) e, eventualmente, o Verticillium spp. podem parasitar o shiitake (Eira, 2000; Eira e Montini, 1997).

Quando o micélio e, ou, basidioma são parasitados por um desses patógenos específicos, caracteriza-se como doença (é o que acontece quando o cogumelo é diretamente parasitado pelo Verticillium spp. (podridão seca ou podridão parda) e as manchas e podridões causadas pela bactéria Pseudomonas tolaasii. Os competidores geralmente ocorrem no substrato axênico ou submetido à pasteurização severa, reduzindo a disponibilidade de nutrientes ou produzindo substâncias tóxicas que retardam ou impedem o crescimento do cogumelo (Figueiredo e Mucci, 1985; Fletcher et al., 1986).

Dentre as bactérias, a Pseudomonas tolaasii (manchas bacterianas e necroses do basidioma) e a Pseudomonas spp. (manchas marrom-amareladas em basidiomas que evoluem à mumificação do basidioma), são pouco prejudiciais ao cultivo do shiitake em substrato, uma vez que, na maioria das vezes causam uma podridão na base do estípite, o qual normalmente é cortado na toalete para a embalagem do cogumelo fresco em bandejas (Eira e Montini, 1997).

Apesar de definidos genericamente pela cor, existem vários microrganismos capazes de causar mofos coloridos. São fungos cosmopolitas, destacando-se o Aspergillus sp., Penicillium sp., Trichoderma sp. (mancha verde e branca), Chaetomium sp. (bolor verde oliva), Stemonitis sp., Peziza sp., Alternaria sp., Mucor sp., Cladosporium sp. e Papulospora sp., entre outros (na maioria fungos imperfeitos ou Deuteromycota).

Esses fungos manifestam-se em diferentes fases do cultivo, concentrando-se no substrato de cultivo. Raras vezes são encontrados colonizando os cogumelos, ocorrendo apenas com Trichoderma sp. Os competidores apresentam rápido crescimento e geralmente retardaram a fase de frutificação dos cogumelos, diminuindo a produtividade. Eles competem por nutrientes no composto e, na camada de cobertura, muitas vezes tornam-se parasitas secundários de cogumelos doentes, devido a outros patógenos, ou por injúrias físicas e distúrbios fisiológicos causados por fatores ambientais.

Na maioria dos casos analisados, o índice de contaminação tornou-se mais severo após o segundo ou terceiro choque de indução de basidiocarpos. Nos cogumelos em frutificação, os fungossaprófitos do composto competem por nutrientes e, por vezes, manifestam-se como antagônicos à colonização do substrato pelo cogumelo comestível, causando mofo no composto (mofos verde-oliva, verde, cinza escuro, marrom etc.).

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos da área  Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?