WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Por que usar uniforme no ambiente de trabalho?

Além de ajudar a identificar sua empresa, em algumas o uniforme pode ser sinônimo de segurança

Uniformes

Tempos atrás, mesmo em época de guerras, muitas pessoas decidiam se vestir da melhor forma, com meias, luvas, chapéus e outros acessórios. Os homens costumavam andar de terno com casaco e chapéus no escritório. Antes da década de 50, o leque de possibilidades era pequeno, mas as pessoas insistiam em manter a formalidade.

Atualmente, a roupa representa a personalidade de quem a veste e é tida como pessoal e interpretativa, isto é, cada um é livre para usar o que julgar melhor. Em ambientes empresariais, porém, é comum que as pessoas tenham que usar uniformes. Mas, por quê? Em muitos casos, os uniformes vão além de representar a identidade da empresa, marcando também ponto importante na segurança de seus funcionários.

O professor do Curso a Distância Como Administrar Pequenas Empresas, Hélvio Tadeu, ressalta que o uniforme ajuda a padronizar a vestimenta dos funcionários e precisa seguir algumas regras.

Regras para o uso de uniforme

Caso a empresa decida estabelecer regras para que se use uniforme, deverá entender que precisará arcar com custos relacionados a ele. Isso porque precisará fornecê-lo ou pagar pelos custos dele. Porém, se ela estabelece regras para o uso de roupas, ela não se torna obrigada a pagar ajudas de custo ou a comprar uniformes para seus funcionários.

Porém, cabe avaliação sobre essa questão, uma vez que a adoção de uniformes ou até padrões de roupa tem impacto extremamente positivo na imagem da empresa e, consequentemente, no marketing.

Caso opte pelos uniformes, deverá ser entregue junto a eles um termo de responsabilidade para que o funcionário se responsabilize pelo seu uniforme. Igualmente, ao devolvê-lo, o funcionário também deverá assinar um termo informando o que está sendo devolvido.

Definição da vestimenta

Adotar um código de vestimenta não necessariamente implica em adotar um uniforme. A depender do tipo de sua empresa, o uniforme pode fazer com que os funcionários combinem mais com a marca dela. Mas, não ofereça ao seu funcionário um conceito vago para a vestimenta, como o “visual casual de negócios”, que não apresenta uma definição clara da roupa que se espera que ele vista.

Adequação

Na hora de definir as vestimentas adequadas, cuidado para não discriminar e dar ainda mais incentivo a “políticas” que prejudiquem as mulheres, como maquiagens, decotes, roupas justas, entre outras. Isso é sexista e injusto. Deve-se optar por políticas que permitam aos funcionários saber o que se espera deles, sem deixar nenhum de lado.

Identidade visual

A adoção de uniformes também ajuda a promover a empresa. Quer um exemplo? Basta entrar no Mc Donald’s para perceber que os funcionários estão totalmente uniformizados e, em qualquer lugar que você vá, será possível reconhecer a marca pelo uniforme que eles estão usando. Para empresas menores, vale a pena investir em um uniforme elegante e confortável para que seus clientes consigam começar a identificar sua empresa por eles. Caso não seja possível investir nisso, aposte em algum acessório, como um lenço, chapéu ou adesivos que identifiquem seus funcionários.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Merchandising Visual para o Seu Negócio
Como Implantar um Plano de Cargos e Salários

Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!