O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.
“Trabalhar artes na Educação Infantil promove o desenvolvimento integral do indivíduo: intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético e criador”, afirma Margarida Maria Teixeira Cerqueira, professora do Curso a Distância CPT Artes Plásticas na Educação Infantil. Tudo isso pode ser desenvolvido por meio do ato da criação. Por isso, o ensino das Artes Plásticas é um meio importante para que os alunos possam compreender a si mesmos e aos outros, para a compreensão da sua própria realidade, na expressão de seus sentimentos, emoções, desejos e projetos, na sua autonomia pessoal e social.
Ao estimular a criança a pensar em todas as possibilidades dos materiais, experimentando, explorando e criando, vão surgir novas descobertas com incríveis resultados. Mas, atenção, o contato da criança com a Arte deve acontecer da forma mais lúdica e prazerosa possível. É importante considerar que as atividades lúdicas e criativas são essenciais e autênticas para a vida da criança. Significam um meio de expressão e de comunicação. Permitem mostrar toda a sua espontaneidade e não ocultam seus verdadeiros sentimentos. “Em todas as idades, o brincar é realizado por puro prazer e diversão e cria uma atitude alegre em relação à vida e à aprendizagem” (MOYLES, 2002, p.21).
Os profissionais da área de educação, por sua vez, precisam adotar a atitude de encorajar toda criança a se exprimir através de algum material de criação. Assim, encontrarão mérito verdadeiro nas expressões artísticas naturais das crianças. O professor não deve jamais tentar avaliar uma experiência artística de uma criança, deve procurar compreendê-la, pois aquilo que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente. É necessário que se evite julgar as expressões artísticas infantis de acordo com os padrões de arte dos adultos. Pois a criança tem sua maneira pessoal de exprimir ideias.
Como ainda não chegou a concepções claras das coisas que a cercam, suas expressões de arte podem não ter sentido para os que já pararam de crescer. É de fundamental importância que se observe profundamente a natureza da criança, para melhor poder compreender a arte infantil.
Os profissionais da área de educação precisam adotar a atitude de encorajar toda criança a se exprimir através de algum material de criação. Assim, encontrarão mérito verdadeiro nas expressões artísticas naturais das crianças. O professor não deve jamais tentar avaliar uma experiência artística de uma criança, deve procurar compreendê-la, pois aquilo que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente. É necessário que se evite julgar as expressões artísticas infantis de acordo com os padrões de arte dos adultos. Pois a criança tem sua maneira pessoal de exprimir ideias.
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Por Silvana Teixeira.
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