WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Por que criar ovinos de corte? Por que o negócio é muito vantajoso!

A vantagem dos ovinos sobre essas outras espécies, tradicionalmente criadas para corte, está no fato de serem menos exigentes em termos de qualidade da pastagem

Por que criar ovinos de corte? Por que o negócio é muito vantajoso!   CPT

 

Os ovinos são animais ruminantes que apresentam grande capacidade de aproveitamento de fibras vegetais em sua alimentação, sendo, portanto, bastante vantajoso aproveitar essa característica fisiológica da espécie, no sistema de produção de carne, principalmente porque, em boa parte das regiões brasileiras, as condições edafoclimáticas são extremamente favoráveis à produção forrageira, em especial de gramíneas e leguminosas tropicais.

Todos sabemos, entretanto, que essa vantagem fisiológica, não é exclusiva dos ovinos. Existem outras espécies animais que conseguem transformar fibras vegetais em carne, como os bovinos. “A vantagem dos ovinos sobre essas outras espécies, tradicionalmente criadas para corte, está no fato de serem menos exigentes em termos de qualidade da pastagem”, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso CPT Formação e Manejo de Pastagem para Ovinos.

Entretanto, isso não significa que os ovinos devam ser criados em pastos de pior qualidade. Ao contrário, a produtividade aumentará consideravelmente à medida que o pasto tenha melhor valor nutricional e maior disponibilidade de forragem.

Considerando que num sistema de produção de carne ovina, a pastagem atende a ovelhas e carneiros, concluímos que a eficiência reprodutiva do rebanho (influenciando diretamente o número de cordeiros desmamados e, consequentemente, a rentabilidade da criação), dependerá muito da adoção de tecnologias adequadas de manejo das pastagens.

Antes de se aventurar nessa área, então, o pecuarista deverá conhecer as técnicas necessárias para que a pastagem se torne um elemento favorável ao incremento da produtividade do sistema de produção de carne ovina. Deverá, também, conhecer o hábito de pastejo dos ovinos e a sua relação com a fisiologia das plantas forrageiras; as principais espécies forrageiras e sua escolha; as técnicas básicas de formação da pastagem e as técnicas específicas do manejo para os ovinos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Terminação de cordeiros em pastagem: sim ou não?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!