WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento Patrimonial Sucessório - pessoas físicas e jurídicas

Planejamento Patrimonial Sucessório - pessoas físicas e jurídicas

 

O Planejamento Patrimonial Sucessório é aplicável, tanto a pessoas jurídicas como físicas desde que elas, pessoa física ou jurídica, exerça o direito de propriedade de mais de um imóvel. Aplica-se, também, para casos em que a pessoa física ou jurídica possua apenas um imóvel como propriedade, mas, com reais possibilidades de ampliar seu patrimônio imobiliário.

No entanto, considere duas situações antes de elaborar e implantar um PPS: na primeira, um conjunto de imóveis pertence a uma pessoa física. Na outra situação, o conjunto de imóveis pertence a uma pessoa jurídica.

Para haver a implantação de um Planejamento Patrimonial Sucessório, torna-se necessária a constituição de uma sociedade empresária, de preferência uma holding não imobiliária. Na primeira situação, com a holding constituída se deverá adquirir o direito de propriedade dos imóveis da pessoa física. Essa pessoa física deixará de exercer o direito de propriedade sobre os imóveis, mas receberá ações da sociedade anônima que foi criada (passará a ser acionista). Isso dará ao acionista o direito ao recebimento dos dividendos que serão provenientes da administração dos imóveis, recentemente pertencentes à holding não imobiliária.

Na segunda situação, a holding também receberá o direito de propriedade dos imóveis da pessoa jurídica. Mas, em troca, essa pessoa jurídica receberá ações da S.A. holding não imobiliária. Dessa forma, fica evidente que uma empresa não precisa possuir imóveis imobilizados em seu ativo. Basta que ela possua ações de outra empresa, no caso, a holding não imobiliária. A holding não imobiliária é que deverá exercer o direito de propriedade dos imóveis, inclusive aquele que a pessoa jurídica utiliza para realizar suas atividades.

A holding, sendo do tipo não imobiliária, poderá não somente administrar os imóveis da pessoa jurídica, mas também da pessoa física, podendo, ainda, assumir uma operação vinculada à atividade empresarial da pessoa jurídica, tais como: locação de veículos, locação da marca empresarial. Mediante tal procedimento, os lucros resultantes da atividade empresarial, bem como os que serão provenientes da administração dos imóveis, serão distribuídos entre os acionistas.

Aprimore seus conhecimentos acessando os cursos da área Gestão empresarial, entre eles o curso de Planejamento Patrimonial Sucessório - por meio de uma Holding, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre o PPS – Planejamento Patrimonial Sucessório por meio de uma Holding, acessando os artigos abaixo:

- Controle sobre os bens

- Abrangência de uma holding sobre um PPS

- A administração de imóveis

- Imóveis como garantias

- Planejamento Patrimonial Sucessório - momento ideal de se fazer um PPS

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?